A conjuntura política atual e as formas de resistência: um estudo sobre a educação ambiental e do campo

Autores

  • Lídia Helena Ferreira Souza Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Guilherme Gaio Montes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Yuri Vieira do Vale Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Vicente Paulo dos Santos Pinto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7841-0822

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n12019p4-17

Palavras-chave:

Ambientalismo, Educação ambiental, Educação do campo

Resumo

  O artigo objetiva abordar o ambientalismo latino-americano, representado nas lutas contra-hegemônicas da educação ambiental e do campo. Após a crise econômica de 2008, os EUA voltaram suas atenções para a América Latina, interessados na exploração de recursos primários. Neste contexto, a educação ambiental e a educação do campo têm um importante papel na criação da consciência crítica dos indivíduos e de um saber ambiental. A primeira parte analisa o ambientalismo como um movimento de resistência. Depois, enfatiza-se o caráter emancipatório da educação ambiental e da educação do campo. Para finalizar, propõe-se uma educação do campo oposta ao modelo do agronegócio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lídia Helena Ferreira Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
    Graduanda do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: lidiaferreira412@gmail.com.
  • Guilherme Gaio Montes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
    Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: guilhermegaiomontes@hotmail.com.
  • Yuri Vieira do Vale, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
    Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: yurivale@icloud.com.
  • Vicente Paulo dos Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, Brasil
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professor-orientador do Laboratório de Geografia Política da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: vicente.pinto@ufjf.edu.br.

Referências

ALEXANDER, J. C. Ação coletiva, cultura e sociedade civil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 37, p. 05-30, 1998.

ALIER, J. M. O ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. São Paulo: Contexto, 2007. p. 21-39.

ALONSO, A.; COSTA, V.; MACIEL, D. Identidade e estratégia na formação do movimento ambientalista brasileiro. Novos Estudos, São Paulo, n. 79, p. 151-167, nov. 2007.

BATISTA, A. M. M. Práxis, Consciência de práxis e educação popular: Algumas reflexões sobre suas conexões. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 21, n. 42, p. 169-192, jul./dez. 2007.

BRINGEL, B. O lugar nos movimentos sociais e o lugar da geografia na teoria dos movimentos sociais. Boletim Goiano de Geografia, v. 27, p. 35-49, 2007.

CALDART, R. S. Educação do campo: Notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009.

CALDART, R. S. Momento atual da Educação do Campo. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2005. Disponível em: http://www.nead.org.br/index.php?acao=artigo&id=27&titulo=artigo+do=M%C3%AAs. Acesso em: 7 jul. 2018.

CRIBB, S. L.; CRIBB, A, Y. Educação ambiental no contexto da educação para o campo: Um saber necessário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Abrac, 2007. p. 1 -11. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p269.pdf. Acesso em: 5 jul. 2018.

CUNHA, L; ARAÚJO, V. Sistemas políticos na América do Sul no contexto da "maré rosa": democracia, estabilidade e governança no século XXI. Revista Eletrônica de Ciência Política, Curitiba, v. 5, n. 2, p.59-85, 2014.

FERREIRA, A. C. Crise do capitalismo e a nova ofensiva global pelos recursos naturais pós-2008. Le Monde Diplomatique Brasil, 2016.

FIORI, J. L. O Poder Global e a Nova Geopolítica das Nações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977

FRANK, A. G.; FUENTES, M. Dez teses acerca dos movimentos sociais. Lua Nova, São Paulo, v. 17, p.19-48, jun. 1989.

GOHN, M. G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, v.16, n. 47, p. 333-351, maio/ago. 2011.

GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano 21, n. 55, p.30-41, nov. 2001.

JANKE, N. Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: Por uma educação ambiental participativa e emancipatória. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 147-157, 2008.

LEFF, E. A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul. Petrópolis: Vozes. 2016.

LEMOINE, M. América Latina: “golpes light” e desestabilização moderna. Le Monde Diplomatique Brasil, 2014.

LIMA, H.R. de et al. A pedagogia da Alternância: Aproximações Teóricas Possíveis. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE, PUC-PR, 11., 2013.

LOBATO, A.; WIENKE, F. F. Movimentos em rede e movimentos tradicionais: perspectivas e inovações da análise da teoria dos movimentos sociais. Juris, Rio Grande, v. 21, p.97-118, jun. 2014.

LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética: Contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação. Social, Campinas, v. 27, n. 94, p. 131-152, jan./abr. 2006.

MELO, R. Teoria crítica e os sentidos da emancipação. Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. 62, p. 249-262, maio/ago. 2011.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

MIRZA, C. A. Movimientos sociales y sistemas políticos en América Latina: la construcción de nuevas democracias. Buenos Aires: Clacso Libros, 2006. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/becas/20110128041016/mirza.pdf. Acesso em: 4 maio 2018.

MOREIRA, R. J. Ruralidades e globalizações: ensaiando uma interpretação. In: MOREIRA, R. J. (Org.). Identidades sociais: ruralidades no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

O QUE é o Sistema S, quanto custa e a quem beneficia. Nexo Jornal Ltda. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/02/18/O-que-%C3%A9- o-Sistema-S-quanto-custa-e-a-quem-beneficia. Acesso em: 2 maio 2018.

PINTO, V. P. S.; ZACARIAS, R. Crise ambiental: adaptar ou transformar? As diferentes concepções de educação ambiental diante deste dilema. Educação em Foco, v. 2, n. 14, set. 2009.

PUZIOL, J.; SILVA, I. O campo enquanto território de resistência: o papel da educação do campo e do trabalho. 2010. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/educacao-no-campo/o-campo-enquanto territorio-de-resistencia-o-papel.pdf/at_download/file. Acesso em: 4 maio 2018.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2008.

SCHERER-WARREN, I. Das mobilizações às redes de movimentos sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 1, p. 109-130, jan./abr. 2006. (DOSSIÊ: Movimentos Sociais).

STRECK, D. R. Uma pedagogia do movimento: Os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 36, p.165-177, jan./abr. 2009.

TRES, L. A resistência como práxis dos movimentos ambientalistas e ecológicos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p.67-76, jun. 2006.

VENDRAMINI, C. R. Educação e Trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 121-135, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 16 fev. 2010.

ZAKRZEVSKI, S. et al. (Org.). Diversidade na educação ambiental: olhares e cores. In: SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2002. Anais […]. Erechim: Edifapes, 2002. p. 127-144.

Publicado

03-05-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SOUZA, Lídia Helena Ferreira; MONTES, Guilherme Gaio; VALE, Yuri Vieira do; PINTO, Vicente Paulo dos Santos. A conjuntura política atual e as formas de resistência: um estudo sobre a educação ambiental e do campo. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 4–17, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n12019p4-17. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/12930.. Acesso em: 24 nov. 2024.