Literaturas africanas de língua portuguesa na sala de aula por uma educação pós-colonial

Autores

  • Adriano Carlos Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0003-1472-6964

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n12022p104-116

Palavras-chave:

Educação, Literaturas Africanas, Pós-colonialismo

Resumo

Embora a Lei 10.639/03 torne obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira por meio dos conteúdos das áreas de História, Educação Artística e Literatura nas instituições de ensino públicas e privadas da Educação Básica, alunos chegam à graduação desconhecendo a arte, a história e literatura da África, o que significa o descumprimento da referida Lei. Uma das hipóteses para o problema é o fato de a educação brasileira ainda ser moldada por valores herdados da mentalidade colonialista, que tende a apagar o papel dos africanos na construção da nação. Este artigo propõe, portanto, uma reflexão sobre o papel das literaturas africanas de língua portuguesa na construção de uma mentalidade pós-colonial, conceito que norteia teórica e metodologicamente a pesquisa da qual o estudo resulta, e o romance como gênero capaz de possibilitar acesso à cultura e história da África. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo ancorada no trabalho de pesquisadores da crítica pós-colonial.

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Biografia do Autor

  • Adriano Carlos Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Estudos Literários (UFJF). Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: adriano.moura@iff.edu.br.

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Publicado

04-04-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Literaturas africanas de língua portuguesa"

Como Citar

MOURA, Adriano Carlos. Literaturas africanas de língua portuguesa na sala de aula por uma educação pós-colonial. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 104–116, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n12022p104-116. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16311.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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