O Desenvolvimento do Norte/Noroeste Fluminense: problematizando o consenso
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19970004Palavras-chave:
.Resumo
O presente artigo se apóia no Estudo de Tendências do Desenvolvimento das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, encomendado pela Escola Técnica Federal de Campos ao Centro de Pesquisas da Faculdade Cândido Mendes e a realizado sob a coordenação deste autor e da profª. Denise Terra, diretora do referido Centro. O artigo busca, através do citado Estudo de Tendências, relativizar a visão dominante, de cunho conservador (no sentido de preservar a hierarquia econômica e social tradicional), sobre o Desenvolvimento Regional, bem como não sintonizada com as condicionantes contemporâneas do desenvolvimento, tanto do ponto de vista do empresariado quanto do Poder Público artigo busca mostrar, ainda, que o Estudo reforça uma outra perspectiva de Desenvolvimento para a região, capaz de oferecer respostas aos seus problemas sociais e econômicos mais importantes, do ponto de vista da diversidade do seus segmentos e grupos sociais, e, por isso mesmo, mais potencializadora das atividades regionais e mais afinada com a visão de Desenvolvimento para enfrentar as tendências da Globalização frente ao aprofundamento das desigualdades regionais e sociais.Downloads
Referências
COELHO, Franklin D.. Desenvolvimento econômico local. Rio de Janeiro: IBAM/SERES/FES, 1996.
CRUZ, José Luiz V. Análise do perfil ocupacional da população de baixa renda de Campos/RJ. In: CRUZ, José Luiz V. et al. Acumulação e pobreza em Campos. Rio de Janeiro: Edições Publipur/UFRJ, 1987.
CRUZ, José Luiz V. A hora e a vez do sertão ?: o cooperativismo - instrumento de modernização agrícola e organização comunitária em S. J. da Barra/RJ. Dissertação (Mestrado). PPUR/UFRJ, 1990.
CRUZ, José Luiz V.. Notas sobre as transformações sócio-econômicas recentes em Campos e S. J. da Barra/RJ. Campos, 1996. Mime.
CRUZ, José Luiz V. Elementos para análise de tendências e potencialidades de desenvolvimento de espaços microrregionais periféricos nas marcos dos novos padrões da economia globalizada: o caso do Norte e Noroeste Fluminense. Campos, 1997. Mime.
DOWBOR, Ladislau. Da globalização ao poder local : a nova hierarquia dos espaços. In: DOWBOR, Ladislau. A reinvenção do futuro. São Paulo: USP : Cortêz, 1996.
GODOY, Rosa Maria. Espaço & Debate. São Paulo, ano VII, n. 20, 1987.
GRABOIS, José (Coordenador). O papel da pequena produção na organização de um espaço periférico : o caso do Noroeste Fluminense. Rio de Janeiro, 1996. Relatório de pesquisa. Mime.
NEVES, Delma P.. Os fornecedores de cana e o estado intervencionista. Niterói: EDUFF, 1997.
SOFFIATI, Aristides A., CRUZ, José Luis V. Bases históricas das regiões Norte e Noroeste Fluminenses. Campos, 1997. Mime.
VAINER, Carlos B.. Cadernos IPPUR/UFRJ. Rio de Janeiro, ano VII, n. 2, set. 1993.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).