Bakthin e o espelho: um esboço sobre a alteridade pelo viés da autocontemplação
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110001Palavras-chave:
Alteridade, Espelho, Dialogismo, InteraçãoResumo
A proposta deste trabalho é dialogar com alguns dos principais conceitos da teoria de Mikhail Bakhtin tendo, como pano de fundo, textos que fazem referência aos espelhos como representação da relação eu-outro, do dialogismo que marca a interação entre um ser humano com outro ser humano e dos seres humanos com o mundo. E demonstrar que a imagem refletida no espelho é uma construção social. A reflexão será feita a partir de três textos do escritor Frei Betto: uma crítica autobiográfica, “Por que escrevo”, e dois contos: “O hóspede” e “Egg”.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997a.
BAKHTIN, Mikhail. Hacia una filosofia del acto ético. Barcelona: Anthropos, 1997b.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. 4.ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 1997c.
BETTO, Frei.Por que escrevo.Disponível em: <http://alainet.org/active/2580&lang=es>. Acesso em: 3 fev. 2010.
BETTO, Frei. Treze contos diabólicos e um angélico. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p. 37-60.
MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p. 167-176.
MORSON, Gary Saul; CARYL, Emerson. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Edusp, 2008.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).