Mídia e poder local: o caso dos jornais “Folha da Manhã” e “O Diário” em Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110031Palavras-chave:
Folha da Manhã, O Diário, Análise do discurso, Capital políticoResumo
Este artigo analisa comparativamente as capas dos jornais Folha da Manhã e O Diário veiculadas durante o processo eleitoral de 2006. Dessa forma, procuramos demonstrar como os dois maiores jornais da cidade de Campos dos Goytacazes veicularam notícias com o objetivo de influenciar na produção de capital político para os dois grupos em disputa. Analisamos os dois jornais a partir da análise de discurso francesa, pois ela nos fornece a possibilidade de apontarmos os elementos ocultos nas capas dos jornais. Conjuntamente à análise, utilizamos a teoria dos campos de Pierre Bourdieu para apontar como as notícias produzidas por Folha da Manhã e por O Diário foram veiculadas com o objetivo central de influenciar a produção de capital político para os seus respectivos grupos. Desta forma, advogamos que os jornais funcionaram durante as eleições como "partidos políticos midiáticos".Downloads
Referências
ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação da grande imprensa. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. 7ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 14ª edição. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A representação política: elementos para uma teoria do campo político. In:BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2010.
FREITAS, Antônio Francisco de. Análise do discurso: um estudo de caso. Universidade Federal de Alagoas, maio de 1999. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2007.
MARTINS, Luciano. Pierre Bourdieu e o campo da comunicação: por uma teoria da comunicação praxiológica. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2005.
MIGUEL, Luís Felipe. Capital político e carreira eleitoral: algumas variáveis na eleição para o congresso brasileiro. Revista Sociologia e Política, Curitiba, v.20, p.115-134, 2003.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, Fernanda. Introdução à Lingüística 2, Domínios e Fronteiras. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2001. v.2.
NUNES, Márcia Vidal. Mídia e eleição. In: ______. Rubim (Org.) Comunicação e Política. São Paulo/Salvador: UNESP/UFBA, 2004.
OLIVEIRA, Stella Máris Valenzuela de. O jornal Zero Hora e as eleições de 2002, a construção do discurso anti-petista no jornal Zero Hora, durante as eleições de 2002, para o governo do Estado do Rio Grande do Sul. Belo Horizonte. Intercom, 2003.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PANTOJA, Silvia. Reordenamento político e a circulação das elites em Campos dos Goytacazes: representações sociais na imprensa local (1982-2004). Rio de Janeiro, nº 21, 2004. Disponível em: <http://www.achegas.net/número/21/silvia_e_diomar_21.html>. Acesso em: 10 out. 2005.
PANTOJA, Silvia. Crônica de uma vitória anunciada: considerações sobre o processo político-eleitoral de 2004 e as eleições de 2006, em Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro, nº 30, 2006. Disponível em: <http://www.achegas.net/número/30/silvia_30.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2007.
RIBEIRO, Marcos A. et al. Folha da manhã versus O Diário: um olhar sobre as representações políticas dos jornais nas eleições de 2006 em Campos dos Goytacazes, 2007. 71p. Monografia (Graduação em jornalismo) - UNIFLU, Fafic, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).