Estudo de caso: análise do processo de implantação da ISO 9001:2008 em uma empresa do setor hoteleiro de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Adriano Serra Silverio Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Letícia Ramalho dos Santos Alvarenga Ferrugem Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Camila Mendonça Romero Sales Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Tiago Gomes Barroso Carvalho Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
  • André Luis Policani Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-09

Palavras-chave:

Sistema de gestão da qualidade, ISO 9001, 2008, Hotel

Resumo

A ISO 9001:2008 pretende garantir a qualidade do produto/serviço buscando otimizar os resultados. Entretanto, podem surgir algumas barreiras. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi explorar o período de implantação da normatização em um hotel de pequeno porte, a fim de estabelecer os impactos causados pelas barreiras. Foram analisadas pesquisas de satisfação dos clientes, aplicados questionários para consultores e foi elaborado benchmarking baseado em consultorias e casos de sucesso de hotéis. Assim, concluiu-se que a falta de comprometimento dos funcionários com a qualidade e o entendimento, pela direção, da normatização como forma de organização da empresa podem ser consideradas as principais dificuldades.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Serra Silverio, Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-maill: serrasilverio9@gmail.com.
  • Letícia Ramalho dos Santos Alvarenga Ferrugem, Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
    Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-maill: leticiaalvarenga@ymail.com.
  • Camila Mendonça Romero Sales, Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: camila_eng@yahoo.com.br.
  • Tiago Gomes Barroso Carvalho, Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental e Sanitária. Universidade do Minho - Portugal. Professor da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: tiagogomes@ucam-campos.br.
  • André Luis Policani Freitas, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor da UENF, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: andrepolicani@yahoo.com.br.

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVERIO, Adriano Serra; ALVARENGA FERRUGEM, Letícia Ramalho dos Santos; SALES, Camila Mendonça Romero; CARVALHO, Tiago Gomes Barroso; FREITAS, André Luis Policani. Estudo de caso: análise do processo de implantação da ISO 9001:2008 em uma empresa do setor hoteleiro de Campos dos Goytacazes. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 177–204, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-09. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-09.. Acesso em: 22 nov. 2024.