Índice de qualidade de vida do município de Campos dos Goytacazes
Palavras-chave:
Indicadores intra-municipais, Indicadores sociais, Indicadores de qualidade de vida, Qualidade de vidaResumo
Qualidade de vida é um conceito abstrato associado à satisfação na vida familiar, amorosa, social ou ambiental que pressupõe uma síntese de vários elementos entendidos por uma sociedade como conforto e bem-estar. Esta dissertação estima o Índice Sintético de Qualidade de Vida de Campos dos Goytacazes, por meio de dados do Censo Demográfico de 2000, organizados segundo as áreas de ponderação do município. A metodologia aplicada aglutina variáveis sociais e econômicas de validade reconhecida, confiabilidade técnica e que buscam refletir a realidade da população investigada, dentro do seu espaço. Evitou-se o emprego de indicadores muito complexos, na intenção de permitir o uso do processo metodológico emoutros estudos semelhantes. O IQV-Campos traz uma reflexão sobre como está a relação cidadão e seus direitos constitucionais, que estão sob a tutela do poder público local. O IQV estimado encontrou desigualdades claras, em cada área geográfica investigada, sugerindo o aprofundamento nas pesquisas relacionadas, para compreender as razões da persistência das desigualdades sociais.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).