Estudo das cotas de inundação em canais urbanos de pequenas bacias hidrográficas, próximas a áreas estuarinas, sob efeito de marés
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p119-130Palavras-chave:
Inundação. Canais. Marés. Chuvas. Estuário.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados gerados por modelo hidrodinâmico aplicado ao canal do Capote localizado na área urbana de Macaé/RJ e avalia as inundações decorrentes de picos de chuvas na microbacia e as marés de sizígia em seu estuário. O software utilizado inclui um algoritmo na forma implícita de quatro pontos para resolução das equações completas de Saint-Venant pelo método das diferenças finitas, com aproximações para ambas as derivações: temporal e espacial, originadas da continuidade e momento. A solução para a taxa de escoamento e elevação da superfície líquida foi então obtida para tempos e distâncias incrementais ao longo do canal. A partir das informações topobatimétricas disponíveis, foi construído um modelo digital de terreno, calibrado, medindo-se as variações limnimétricas do canal e vazões, e comparando-se os dados observados e simulados para as condições de picos e baixas. Os modelos simularam diferentes cenários, com ênfase principalmente naqueles que foram gerados sob regime de alta vazão, por representarem situação mais crítica do ponto de vista ambiental e do interesse deste trabalho. Os resultados mostraram que, para essas condições, áreas importantes próximas a esse canal serão inundadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).