Enfrentamentos Cotidianos de Professoras Iniciantes no Sistema Privado de Ensino da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p347-358Palavras-chave:
Início da Docência, Prática Pedagógica, DificuldadesResumo
Objetiva-se caracterizar a realidade vivenciada no segmento particular de ensino, visando compreender os principais desafios do trabalho docente nesse espaço. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuam em instituições de Educação Infantil em Naviraí-MS. A metodologia se concentra no campo da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados com bases teóricas da literatura especializada na temática na perspectiva de levantar características e problemas vivenciados no contexto privado. Os resultados demonstram que a prática pedagógica ocorre de modo diferente, os enfrentamentos cotidianos são outros e que o professor parece ter menos autonomia na realização de seu trabalho quando comparado com as dificuldades de professores iniciantes que se inserem na rede pública de ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).