Reforma curricular e Serviço Social reconceituado: a trajetória do curso de Serviço Social de Campos dos Goytacazes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p417-430

Palavras-chave:

Serviço Social, Reforma curricular, Formação Profissional

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças curriculares no curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. O estudo parte de uma leitura do processo histórico de criação do curso e de sua expressão nos anos 1970, exposta em um dos principais jornais da cidade no período, bem como do processo da virada do Serviço Social manifesta em um debate sobre o currículo do curso e sobre sua direção social. O texto expressa como resultado a reconstrução da memória teórico-cultural do curso de Serviço Social de Campos e o diálogo com as matrizes teóricas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Thomaz Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutorando em Ciências Ambientais e Conservação pela Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ/NUPEM). Professor do Departamento de Serviço Social de Campos na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: mattseso@gmail.com.  
  • Valter Martins, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor titulado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Departamento de Serviço Social de Campos na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: valter.martins@gmail.com.

Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVA, Matheus Thomaz; MARTINS, Valter. Reforma curricular e Serviço Social reconceituado: a trajetória do curso de Serviço Social de Campos dos Goytacazes. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 417–430, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n32019p417-430. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/14308.. Acesso em: 19 nov. 2024.