Os filhos de um deus menor: de arisco à chegada à acolhida pela philia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p615-634

Palavras-chave:

Estrangeiro, Escola, Hospitalidade, Sociologia pragmática

Resumo

O alargamento da escolarização obrigatória e a tendência dos fluxos migratórios registada em Portugal neste século confrontam-nos com a questão do acolhimento dos alunos estrangeiros na escola. A partir de uma pesquisa empírica em duas escolas do ensino Secundário situadas na área metropolitana de Lisboa, e com recurso a dados provenientes da observação etnográfica e da aplicação de entrevistas semidiretivas, propõe-se uma reflexão em torno das artes de fazer e refazer o comum no plural a partir da figura do estrangeiro. As sociabilidades escolares entre pares e o estabelecimento de relacionamentos de amizade e filiais afigurou-se um ponto de entrada profícuo para compreender os processos de acolhimento daqueles que, porque pouco familiarizados com a escola portuguesa, enfrentam situações de inevitável ansiedade e incerteza num período crítico das suas vidas, a adolescência.

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Biografia do Autor

  • José Manuel Resende, Universidade de Évora, Portugal
    Doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (2001). Professor Catedrático no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora - Portugal. E-mail: josemenator@gmail.com.
  • José Maria Carvalho, Universidade de Évora, Évora
    Professor Assistente Convidado (Sociologia) na Universidade Nova de Lisboa. Doutorando em Sociologia na Universidade de Évora – Portugal. E-mail: carvalhoze10@hotmail.com.

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Publicado

25-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

RESENDE, José Manuel; CARVALHO, José Maria. Os filhos de um deus menor: de arisco à chegada à acolhida pela philia. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 615–634, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p615-634. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15957.. Acesso em: 10 dez. 2024.

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