Técnico ou graduado? A formação do jovem no ensino médio técnico profissionalizante

Autores

  • Emerson Allevato Furtado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Izabella de Aquino Leandro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) https://orcid.org/0000-0003-2400-4287
  • Marcelo Cardoso da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Janeiro (IFRJ), Duque de Caxias/RJ https://orcid.org/0000-0002-5833-7488

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p684-705

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Trabalho, Educação

Resumo

A leitura da chamada sociologia clássica (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx) pode ser reveladora da função do ensino na sociedade capitalista, em especial em termos das reflexões teóricas e práticas sobre a relação educação e trabalho. Este trabalho faz um convite à releitura desses teóricos, principalmente a da corrente de pensamento weberiana: visão educacional de Max Weber e Karl Mannheim. O objetivo é o debate e a pesquisa sobre a educação e trabalho e a possibilidade de mobilidade social de classes sociais periféricas e a construção de sua identidade profissional. Essas reflexões foram o ponto de partida para a elaboração de um projeto de pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – Campus Duque de Caxias), que originou um trabalho de campo com os alunos de química do curso médio técnico profissionalizante. Os dados obtidos, através da aplicação de questionário, lançam luz sobre a percepção do corpo discente em relação à identidade profissional e sua mobilidade social dentro da estrutura do trabalho na sociedade capitalista de classe.

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Biografia do Autor

  • Emerson Allevato Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
    Doutor em Físico-Química (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil. E-mail: emerson.furtado@ifrj.edu.br.
  • Izabella de Aquino Leandro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
    Discente da Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Duque de Caxias/RJ – Brasil. E-mail: aquinoizabella@outlook.com.
  • Marcelo Cardoso da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Janeiro (IFRJ), Duque de Caxias/RJ
    Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Doutorando em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Professor de Sociologia e Coordenador das Disciplinas Básicas do IFRJ Campus Duque de Caxias/RJ - Brasil. E-mail: marcelosociologo@yahoo.com.br.

Referências

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Publicado

26-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

FURTADO, Emerson Allevato; LEANDRO, Izabella de Aquino; COSTA, Marcelo Cardoso da. Técnico ou graduado? A formação do jovem no ensino médio técnico profissionalizante. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 684–705, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p684-705. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15982.. Acesso em: 27 dez. 2024.