A escola como heterotopia: aceitação e convivência entre bailarinos(as) e não bailarinos(as) em uma escola pública catarinense

Autores

  • Andreia Ambrósio-Accordi Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) https://orcid.org/0000-0001-6247-9852
  • Iury de Almeida Accordi Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n12023.16293

Palavras-chave:

teoria queer, pós-estruturalismo, heteronormatividade

Resumo

Como conceber uma escola como um espaço de aceitação e convivência entre sujeitos que atuam de formas tão diferentes? Onde muitos não mais se encaixam dentro da (hetero)norma preestabelecida que julga, sentencia e pune comportamentos fora do binarismo macho/fêmea? A ideia de escola não heteronormativa se encaixa dentro do conceito de heterotopia, um lugar ou espaço que opera em condições não hegemônicas. Pretende-se descrever situações em que alunos(as) que apresentam diferentes formas de subjetivação assumem uma postura de aceitação e convívio de suas diferenças. Propõe-se um estudo utilizando pressupostos pós-estruturalistas e da Teoria Queer, objetivando demonstrar como alunos(as) bailarinos(as) e não bailarinos(as) convivem de uma forma não heteronormativa. Analisou-se por meio de etnografia como os discentes se posicionaram em relação a questões de diferenças heteronormativas e descreveram-se as interações entre os alunos bailarinos e os não bailarinos em diferentes tempos e espaços na escola. A escola analisada pode ser considerada uma heterotopia, na qual a grande maioria dos(as) alunos(as) aceitam-se uns aos outros e convivem de forma a respeitarem suas subjetividades.

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Biografia do Autor

  • Andreia Ambrósio-Accordi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
    Mestranda em Informática na Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão/RS – Brasil. E-mail: andreia.accordi@viamao.ifrs.edu.br.
  • Iury de Almeida Accordi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
    Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão/RS – Brasil. E-mail: iury.accordi@viamao.ifrs.edu.br.

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Publicado

07-02-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AMBRÓSIO-ACCORDI, Andreia; ACCORDI, Iury de Almeida. A escola como heterotopia: aceitação e convivência entre bailarinos(as) e não bailarinos(as) em uma escola pública catarinense. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e25116293, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n12023.16293. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16293.. Acesso em: 2 dez. 2024.