A Lei de Cotas a partir dos seus beneficiários: uma análise dos discursos dos alunos cotistas sobre o Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p774-805Palavras-chave:
Cotistas, Análise do discurso, Desigualdade escolar, Ensino médio integrado, Instituto Federal FluminenseResumo
Neste artigo analisamos os grupos focais realizados com os alunos cotistas matriculados no ensino médio integrado do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, em 2016, nos cursos de Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Mecânica. Como suporte metodológico utilizamos a Análise do Discurso de matriz francesa pela possibilidade de demarcarmos os elementos implícitos nas respostas dos cotistas. Através da relação entre neoliberalismo, individualismo e meritocracia e da sociologia à escala individual de Lahire (2005), sustentamos que os discursos dos cotistas, como responsáveis por “sucesso” e “fracasso”, são decisivos para naturalizar a profunda desigualdade escolar entre os alunos matriculados pelo sistema de cotas e aqueles oriundos da rede privada. Desta forma, a ideologia neoliberal hegemônica fundamenta e legitima a (re)produção das hierarquias e desigualdades sociais não apenas de origem, mas também de destinos.Downloads
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