A Língua Inglesa na ETFC: Um Projeto em Busca da Competência Comunicativa e da Visão “Cross Cultural”
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19970006Palavras-chave:
.Resumo
Segundo R. R. Allen, “a comunicação serve para cinco objetivos principais: informar, expressar sentimentos, imaginar, influenciar e satisfazer expectativas sociais”. Ensinar uma língua, portanto, não se resume ao estudo de regras lingüísticas, mas refere-se ao desenvolvimento da competência comunicativa, fator indispensável e que justifica a existência dos códigos lingüísticos. No caso do ensino da língua inglesa em um contexto não-nativo, não podemos deixar também de considerar a visão “Cross Cultural” (do cruzamento entre as culturas) que reforça o pluralismo cultural e lingüístico que hoje reveste esta língua, e também norteia toda a prática realizada pelos professores de inglês da Escola Técnica Federal de Campos.Downloads
Referências
KACHRU, Braj B. Standards, Codification and Sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. The English Language in a Global Context. (mimeografado).
STREVENS, Peter. English as na International Language. In: STREVENS, Peter. English Teaching Forum, 1987.
ALLEN, R.R. Communication Arts and Curriculum and Instruction. In: ALLEN, R.R. Compton’s Interactive Encyclopedia.1996.
OPEN UNIVERSITY. Bilingualism and Second Language Learning. In: OPEN UNIVERSITY. Communication and Education. Unit 13.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).