A Língua Inglesa na ETFC: Um Projeto em Busca da Competência Comunicativa e da Visão “Cross Cultural”

Autores/as

  • Cibele Daher Botelho Monteiro Escola Técnica Federal de Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.19970006

Palabras clave:

.

Resumen

Segundo R. R. Allen, “a comunicação serve para cinco objetivos principais: informar, expressar sentimentos, imaginar, influenciar e satisfazer expectativas sociais”. Ensinar uma língua, portanto, não se resume ao estudo de regras lingüísticas, mas refere-se ao desenvolvimento da competência comunicativa, fator indispensável e que justifica a existência dos códigos lingüísticos. No caso do ensino da língua inglesa em um contexto não-nativo, não podemos deixar também de considerar a visão “Cross Cultural” (do cruzamento entre as culturas) que reforça o pluralismo cultural e lingüístico que hoje reveste esta língua, e também norteia toda a prática realizada pelos professores de inglês da Escola Técnica Federal de Campos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cibele Daher Botelho Monteiro, Escola Técnica Federal de Campos
    Professora da Escola Técnica Federal de Campos.

Referencias

KACHRU, Braj B. Standards, Codification and Sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. The English Language in a Global Context. (mimeografado).

STREVENS, Peter. English as na International Language. In: STREVENS, Peter. English Teaching Forum, 1987.

ALLEN, R.R. Communication Arts and Curriculum and Instruction. In: ALLEN, R.R. Compton’s Interactive Encyclopedia.1996.

OPEN UNIVERSITY. Bilingualism and Second Language Learning. In: OPEN UNIVERSITY. Communication and Education. Unit 13.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

MONTEIRO, Cibele Daher Botelho. A Língua Inglesa na ETFC: Um Projeto em Busca da Competência Comunicativa e da Visão “Cross Cultural”. Revista Vértices, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 42–46, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.19970006. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19970006.. Acesso em: 22 nov. 2024.