Professores Secundaristas na Berlinda: Representações Sociais de Alunos em Foco
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990012Palavras-chave:
.Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa, financiada pelo CNPq, que em conjunto com outras, nasce de uma proposta mais abrangente, integrada ao programa do Mestrado em Educação/UFPB, dentro da linha de pesquisa ensino básico. O trabalho que ora se apresenta, parte da relação psicossociológica entre alunos e professores, e busca compreender como os alunos elaboram e apreendem a representação de professor, quais os elementos que permeiam essa relação e como são usados nessa construção.Downloads
Referências
ARRUDA, A.M.S. O Estudo das representações sociais: uma contribuição à psicologia social no Nordeste. Revista de Psicologia, Fortaleza, UFC, v.04, jan./dez, 1983.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, [1980?].
CARVALHO, C.M.C. de. Representações de professores de 1. série do 1. grau de escolas de periferia: estudo de caso. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar). Universidade de São Paulo, 1983.
CUNHA, Ma. Isabel da. A relação professor-aluno. In: VEIGA, Ilma P. A., org. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1995.
LEME, Ma. A. V. Silva. O impacto da teoria das representações sociais. In: SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
MARTINS, Pura L. O. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e organização? In: VEIGA, Ilma P. A., org. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1995.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1961,1978.
POSTIC, Marcel. O imaginario na relação pedagógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
PUENTE, Miguel de la. O ensino centrado no estudante.: renovação e critica de teorias educacionais de Carl Rogers. São Paulo: Cortez, 1978.
SÁ, Celso P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SPINK, M. J. O estudo empírico das representaçõs sociais. In: SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).