Professores Secundaristas na Berlinda: Representações Sociais de Alunos em Foco

Autores

  • Eduardo Antônio de Pontes Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990012

Palavras-chave:

.

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa, financiada pelo CNPq, que em conjunto com outras, nasce de uma proposta mais abrangente, integrada ao programa do Mestrado em Educação/UFPB, dentro da linha de pesquisa ensino básico. O trabalho que ora se apresenta, parte da relação psicossociológica entre alunos e professores, e busca compreender como os alunos elaboram e apreendem a representação de professor, quais os elementos que permeiam essa relação e como são usados nessa construção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Antônio de Pontes Costa, Universidade Federal da Paraíba
    Psicólogo, Pesquisador do Grupo Subjetividade e Trabalho/Universidade Federal da Paraíba e Mestrando em Saúde Pública/Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.

Referências

ARRUDA, A.M.S. O Estudo das representações sociais: uma contribuição à psicologia social no Nordeste. Revista de Psicologia, Fortaleza, UFC, v.04, jan./dez, 1983.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, [1980?].

CARVALHO, C.M.C. de. Representações de professores de 1. série do 1. grau de escolas de periferia: estudo de caso. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar). Universidade de São Paulo, 1983.

CUNHA, Ma. Isabel da. A relação professor-aluno. In: VEIGA, Ilma P. A., org. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1995.

LEME, Ma. A. V. Silva. O impacto da teoria das representações sociais. In: SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

MARTINS, Pura L. O. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e organização? In: VEIGA, Ilma P. A., org. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1995.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1961,1978.

POSTIC, Marcel. O imaginario na relação pedagógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

PUENTE, Miguel de la. O ensino centrado no estudante.: renovação e critica de teorias educacionais de Carl Rogers. São Paulo: Cortez, 1978.

SÁ, Celso P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SPINK, M. J. O estudo empírico das representaçõs sociais. In: SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Downloads

Publicado

26-04-2010

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

COSTA, Eduardo Antônio de Pontes. Professores Secundaristas na Berlinda: Representações Sociais de Alunos em Foco. Revista Vértices, [S. l.], v. 2, p. 31–36, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.19990012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990012.. Acesso em: 22 nov. 2024.