A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030008Palavras-chave:
Educação ambiental, Formação profissional, Diretrizes Curriculares NacionaisResumo
O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas.Downloads
Referências
BRASIL. Ministérios da Educação e do Deporto. Decreto-lei 2208 de 14/04/1997; MEC, Brasília, 1997.
BRASIL. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio; MEC/SEMTEC, Brasília, 1998.
BRASIL. Conselho de Educação Básica. Resolução CEB nº 04 de 08/11/99, MEC/CNE, Brasília, 1999.
BRASIL. Conselho de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico – Parecer CEB 16/99; MEC/CNE, Brasília, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; v3; MEC/SEF, Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e do Deporto. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior, MEC, Brasília, 2000.
BRASIL. Escola Técnica Federal de Campos. Proposta Pedagógica do CEFET – Campos”; em: “CEFET Campos – Projeto Institucional, MEC/SEMTEC/E.T.F.C., Campos dos Goytacazes, 1997.
BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos – Unidade de Macaé; Planos de Curso Síntese dos Cursos Técnicos e Ensino Médio; MEC/SEMTEC/CEFET Campos – UNED Macaé, Macaé, 2000.
BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Curso de Licenciatura na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Uma Proposta para Formação de Professores. MEC/SEMTEC/CEFET Campos; trabalho apresentado no 1º Worshop Nacional sobre Formação de Professores de Ciência e Tecnologia, Belo Horizonte, 2000.
BUSQUET, M. Dolores, et alli. Temas Transversais em Educação. Ática, São Paulo, 1998.
FERREIRA, Maria Inês Paes e SOUZA, Paulo Rogério Nogueira. Implementação de Projetos Temáticos no Ensino Médio – Uma Experiência na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; trabalho vencedor do concurso Novas Experiências do Ensino Médio, CECIERJ, UERJ, Rio de Janeiro, 1998.
MELLO, Dalila Silva. Educação Ambiental na Escola – para além das disciplinas; Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1995. Dissertação de Mestrado. MININI-MEDINA, Naná et alli. Elementos para a introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau; em: Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental, IBAMA, Brasília, 1994.
MININI-MEDINA, Naná. Educação ambiental para o século XXI; Encontro dos Centros de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MEC, Brasília, 1996.
MININI-MEDINA, Naná. A construção do conhecimento. Curso de Capacitação de Multiplicadores em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Uberaba, 1997.
PERRENOUD, Phillipe. Novas Competências para Ensinar. Artmed Editora, Porto Alegre, 2000.
VALLE, R. Novas competências para o trabalho – conceitos e resultados de pesquisa no Brasil; XXI Congresso da ALAS, COPPE/ UFRJ, 1997.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).