A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios

Authors

  • Maria Inês Paes Ferreira UNED Macaé do CEFET Campos
  • Dalila Silva Mello UNED Macaé do CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030008

Keywords:

Educação ambiental, Formação profissional, Diretrizes Curriculares Nacionais

Abstract

O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria Inês Paes Ferreira, UNED Macaé do CEFET Campos
    Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ;professora da UNED Macaé do CEFET Campos
  • Dalila Silva Mello, UNED Macaé do CEFET Campos
    Mestre em Educação Ambiental pela UFF.  Professora da UNED Macaé do CEFET Campos.

References

BRASIL. Ministérios da Educação e do Deporto. Decreto-lei 2208 de 14/04/1997; MEC, Brasília, 1997.

BRASIL. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio; MEC/SEMTEC, Brasília, 1998.

BRASIL. Conselho de Educação Básica. Resolução CEB nº 04 de 08/11/99, MEC/CNE, Brasília, 1999.

BRASIL. Conselho de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico – Parecer CEB 16/99; MEC/CNE, Brasília, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; v3; MEC/SEF, Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e do Deporto. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior, MEC, Brasília, 2000.

BRASIL. Escola Técnica Federal de Campos. Proposta Pedagógica do CEFET – Campos”; em: “CEFET Campos – Projeto Institucional, MEC/SEMTEC/E.T.F.C., Campos dos Goytacazes, 1997.

BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos – Unidade de Macaé; Planos de Curso Síntese dos Cursos Técnicos e Ensino Médio; MEC/SEMTEC/CEFET Campos – UNED Macaé, Macaé, 2000.

BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Curso de Licenciatura na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Uma Proposta para Formação de Professores. MEC/SEMTEC/CEFET Campos; trabalho apresentado no 1º Worshop Nacional sobre Formação de Professores de Ciência e Tecnologia, Belo Horizonte, 2000.

BUSQUET, M. Dolores, et alli. Temas Transversais em Educação. Ática, São Paulo, 1998.

FERREIRA, Maria Inês Paes e SOUZA, Paulo Rogério Nogueira. Implementação de Projetos Temáticos no Ensino Médio – Uma Experiência na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; trabalho vencedor do concurso Novas Experiências do Ensino Médio, CECIERJ, UERJ, Rio de Janeiro, 1998.

MELLO, Dalila Silva. Educação Ambiental na Escola – para além das disciplinas; Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1995. Dissertação de Mestrado. MININI-MEDINA, Naná et alli. Elementos para a introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau; em: Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental, IBAMA, Brasília, 1994.

MININI-MEDINA, Naná. Educação ambiental para o século XXI; Encontro dos Centros de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MEC, Brasília, 1996.

MININI-MEDINA, Naná. A construção do conhecimento. Curso de Capacitação de Multiplicadores em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Uberaba, 1997.

PERRENOUD, Phillipe. Novas Competências para Ensinar. Artmed Editora, Porto Alegre, 2000.

VALLE, R. Novas competências para o trabalho – conceitos e resultados de pesquisa no Brasil; XXI Congresso da ALAS, COPPE/ UFRJ, 1997.

Issue

Section

Original articles

How to Cite

FERREIRA, Maria Inês Paes; MELLO, Dalila Silva. A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios. Revista Vértices, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 25–38, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20030008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008.. Acesso em: 22 nov. 2024.