A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030008Keywords:
Educação ambiental, Formação profissional, Diretrizes Curriculares NacionaisAbstract
O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas.Downloads
References
BRASIL. Ministérios da Educação e do Deporto. Decreto-lei 2208 de 14/04/1997; MEC, Brasília, 1997.
BRASIL. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio; MEC/SEMTEC, Brasília, 1998.
BRASIL. Conselho de Educação Básica. Resolução CEB nº 04 de 08/11/99, MEC/CNE, Brasília, 1999.
BRASIL. Conselho de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico – Parecer CEB 16/99; MEC/CNE, Brasília, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; v3; MEC/SEF, Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e do Deporto. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior, MEC, Brasília, 2000.
BRASIL. Escola Técnica Federal de Campos. Proposta Pedagógica do CEFET – Campos”; em: “CEFET Campos – Projeto Institucional, MEC/SEMTEC/E.T.F.C., Campos dos Goytacazes, 1997.
BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos – Unidade de Macaé; Planos de Curso Síntese dos Cursos Técnicos e Ensino Médio; MEC/SEMTEC/CEFET Campos – UNED Macaé, Macaé, 2000.
BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Curso de Licenciatura na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Uma Proposta para Formação de Professores. MEC/SEMTEC/CEFET Campos; trabalho apresentado no 1º Worshop Nacional sobre Formação de Professores de Ciência e Tecnologia, Belo Horizonte, 2000.
BUSQUET, M. Dolores, et alli. Temas Transversais em Educação. Ática, São Paulo, 1998.
FERREIRA, Maria Inês Paes e SOUZA, Paulo Rogério Nogueira. Implementação de Projetos Temáticos no Ensino Médio – Uma Experiência na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; trabalho vencedor do concurso Novas Experiências do Ensino Médio, CECIERJ, UERJ, Rio de Janeiro, 1998.
MELLO, Dalila Silva. Educação Ambiental na Escola – para além das disciplinas; Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1995. Dissertação de Mestrado. MININI-MEDINA, Naná et alli. Elementos para a introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau; em: Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental, IBAMA, Brasília, 1994.
MININI-MEDINA, Naná. Educação ambiental para o século XXI; Encontro dos Centros de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MEC, Brasília, 1996.
MININI-MEDINA, Naná. A construção do conhecimento. Curso de Capacitação de Multiplicadores em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Uberaba, 1997.
PERRENOUD, Phillipe. Novas Competências para Ensinar. Artmed Editora, Porto Alegre, 2000.
VALLE, R. Novas competências para o trabalho – conceitos e resultados de pesquisa no Brasil; XXI Congresso da ALAS, COPPE/ UFRJ, 1997.
Downloads
Issue
Section
License
The authors of the manuscript submitted to Vértices, hereby represented by the corresponding author, agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant Vértices the right of first publication.
At the same time the work is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, allowing third parties to copy and redistribute the material in any medium or format and to remix, transform, and build upon its content for any legal purpose, even commercially, provided the original work is properly cited.
Authors will not receive any material reward for the manuscript and Essentia Editora will make it available online in Open Access mode, through its own system or other databases.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in Vértices (eg, publish in institutional repository or as book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to disseminate and distribute the post-print (ie final draft post-refereeing) or publisher's version/PDF at online information sources (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time after the first publication of the article by Vértices.
Essentia Editora may make normative, orthographic and grammatical changes in the originals in order to maintain the standard language, with the final consent of the authors.
The content and opinions expressed in the manuscript are the sole responsibility of the author (s).