A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030008Palabras clave:
Educação ambiental, Formação profissional, Diretrizes Curriculares NacionaisResumen
O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas.Descargas
Referencias
BRASIL. Ministérios da Educação e do Deporto. Decreto-lei 2208 de 14/04/1997; MEC, Brasília, 1997.
BRASIL. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio; MEC/SEMTEC, Brasília, 1998.
BRASIL. Conselho de Educação Básica. Resolução CEB nº 04 de 08/11/99, MEC/CNE, Brasília, 1999.
BRASIL. Conselho de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico – Parecer CEB 16/99; MEC/CNE, Brasília, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; v3; MEC/SEF, Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e do Deporto. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior, MEC, Brasília, 2000.
BRASIL. Escola Técnica Federal de Campos. Proposta Pedagógica do CEFET – Campos”; em: “CEFET Campos – Projeto Institucional, MEC/SEMTEC/E.T.F.C., Campos dos Goytacazes, 1997.
BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos – Unidade de Macaé; Planos de Curso Síntese dos Cursos Técnicos e Ensino Médio; MEC/SEMTEC/CEFET Campos – UNED Macaé, Macaé, 2000.
BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Curso de Licenciatura na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Uma Proposta para Formação de Professores. MEC/SEMTEC/CEFET Campos; trabalho apresentado no 1º Worshop Nacional sobre Formação de Professores de Ciência e Tecnologia, Belo Horizonte, 2000.
BUSQUET, M. Dolores, et alli. Temas Transversais em Educação. Ática, São Paulo, 1998.
FERREIRA, Maria Inês Paes e SOUZA, Paulo Rogério Nogueira. Implementação de Projetos Temáticos no Ensino Médio – Uma Experiência na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; trabalho vencedor do concurso Novas Experiências do Ensino Médio, CECIERJ, UERJ, Rio de Janeiro, 1998.
MELLO, Dalila Silva. Educação Ambiental na Escola – para além das disciplinas; Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1995. Dissertação de Mestrado. MININI-MEDINA, Naná et alli. Elementos para a introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau; em: Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental, IBAMA, Brasília, 1994.
MININI-MEDINA, Naná. Educação ambiental para o século XXI; Encontro dos Centros de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MEC, Brasília, 1996.
MININI-MEDINA, Naná. A construção do conhecimento. Curso de Capacitação de Multiplicadores em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Uberaba, 1997.
PERRENOUD, Phillipe. Novas Competências para Ensinar. Artmed Editora, Porto Alegre, 2000.
VALLE, R. Novas competências para o trabalho – conceitos e resultados de pesquisa no Brasil; XXI Congresso da ALAS, COPPE/ UFRJ, 1997.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.