Uma Proposta de Ganho Individual a partir da Minimização da Ociosidade no Espaço de Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030022Palavras-chave:
Ociosidade, Motivação, Fluxo de custo mínimoResumo
Este trabalho trata de uma metodologia de distribuição de homens-hora (HH) dentro de um setor produtivo, com o objetivo de maximizar o uso da força de trabalho proprietária (empresa). O método para a obtenção da máxima utilização de HH modela o problema como um problema de programação linear, classificando-o como um Problema de Fluxo de Custo Mínimo (PFCM) resolvido com o algoritmo simplex para redes. A distribuição de ganho celular e individual baseia-se no seguinte: (i) no parâmetro a da célula atratora (demandante); e, (ii) na performance individual. Essa distribuição tem como proposta a motivação irradiada, dentro da organização, decorrente de uma política de melhoria de ganhos que privilegia a habilidade e o progresso individual.Downloads
Referências
AHUJA, R. K; Magnanti, T. L; Orlin, J. B. Network Flows, Theory, Algorithms and Applications. Prentice-Hall, Inc, 1993.
ALBUQUERQUE, L. G., Estratégia de Recursos Humanos e Competitividade, Revista de Administração da USP, vol. 27(4), São Paulo, 1992.
CARDOSO, L. R., A Participação nos Lucros como Componente de um Sistema de Remuneração Estratégica: Um Estudo de Caso, IV SemeAd, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo, São Paulo, 1999.
CHIAVENATTO, I., Introdução a Teoria Geral da Administração,São Paulo, Makron Books, 1996.
CHERCHIGLIA, M. L., Remuneração do Trabalho médico: Um Estudo Sobre Seus Sistemas e Formas em Hospitais Gerais de Belo Horizonte, Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 1994.
COSTA, H. G. Introdução ao Método Análise Hierárquica – AHP, Universidade Estadual do v Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, 2001.
CUNNINGHAN, W., A Network Simplex Method. Math. Programming11, pp [105-116], 1976.
DAL POZ, M. R.; Varella, T. Guia de Metodologias para Análise de Sistemas de Remuneração e Incentivos dos Recursos Humanos do Setor de Saúde, Instituto de Medicina Social, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ, 1999.
DORFMAN, R.; Samuelson, P; Solow, R., Linear Programming and Economic Analysis, McGraw-Hill Book Company, Tokyo, 1958.
PERELBERG, K.; Rebouças, T.; Figueiredo, V., A Busca da Produtividade Através da Qualidade de Vida, Gazeta Mercantil , Gazeta do Rio, Rio de Janeiro, 1998.
PICARELLI, V.; Wood, T., Remuneração Estratégica: A Nova Vantagem Competitiva, Editora Atlas, São Paulo, 1999.
PICARELLI, V.; Wood, T. Remuneração por Habilidades e por Competências: Preparando a Organização para a Era das Empresas de Conhecimento Intensivo, editora Atlas, São Paulo, 1999a.
PIRES, S. R. I., Gestão Estratégica da Produção, Editora da Unimep, Piracicaba- SP, 1995.
SANTANA, I., Remuneração por Habilidade, Gazeta Mercantil, São Paulo, 1998.
SANTOS NETO, Antônio José dos, Metodologia de Distribuição de Ganhos em Células de Produção e Tratamento da Ociosidade como um Problema de Fluxo de Custo Mínimo. Tese de Mestrado-UENF, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil, Setembro, 2002.
TOLEDO JR., I. F. B., Prêmios de Produção e Incentivos Salariais,O&M Assessoria Escola Editora, São Paulo, 1986.
TOLEDO JR., I. F. B., Produção Produtividade Eficiência, O&M Assessoria Escola Editora, São Paulo, 1986.
TOLEDO JR., I. F. B., Tempos e Métodos, O&M Assessoria Escola Editora, São Paulo, 1986.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).