O movimento na Geometria: Abstração ou realidade?
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040010Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Movimento, GeometriaResumo
Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre a presença do movimento no desenvolvimento da Geometria, bem como as implicações didáticas da relação entre a Geometria e o movimento para o ensino daquela disciplina. Para embasar esta reflexão, optou-se por uma breve retrospectiva histórica, a fim de melhor situar o leitor no contexto do tema discutido.Downloads
Referências
BELTRÃO, Maria Eli. Félix Klein, sua trajetória e concepções a respeito do ensino de Matemática. Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2001.
BKOUCHE, Rudolf. De la geometrie et des transformations. Repères Irem n. 4, julho, 1991.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Trad. Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
BRAVIANO, Gilson; RODRIGUES, Maria Helena W. L. Geometria dinâmica: uma nova geometria? Revista do Professor de Matemática, n. 49, São Paulo: SBM, 2002, p.22-26.
CATALÁ, Claudi Alsina; GÓMEZ, Rafael Pérez; GARRIDO, Ceferino Ruiz. Simetria Dinâmica. Madrid: Editorial Sintesis, 1989.
COUTINHO, Lázaro. Convite às geometrias não-euclidianas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
EVES, Howard. História da geometria. Trad. Hygino H. Domingues. V. 3. São Paulo: Atual, 1992.
EVES, Howard. Introdução à História da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp, 1995.
EUCLIDES. Livro I dos Elementos. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/euclid/1parte.html. Acesso em: 27 jul. 2004.
JAHN, Ana Paula. Des Transformations des figures aux transformations ponctuelles: étude d’une séquence d’enseignement avec Cabrigéomètre. Tese de doutorado. Universidade de Joseph Fourier. Grenoble, França, 1998.
KLEIN, Félix. Matemática Elemental desde um punto de vista superior. Trad. R. Fontanilla. Madrid: Biblioteca Matemática, v. 2, 1931.
LOPES, Maria Laura; NASSER, Lílian. Geometria na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
MÉRAY, Charles. Éléments de Géométrie. Dijon, França: P. Jobard, Imprimeur-Éditeur, 1903.
PINHEIRO, Vírgílio Athayde. Geometrografia. Rio de Janeiro: Aula Editora, 1986.
POGORELOV, A. Geometry. URSS: Mir Publishers, 1987.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais - Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).