Trajetórias Ocupacionais dos Alunos do Núcleo Avançado Centro de Estudos Supletivos (Naces) CEFET Campos

Autores

  • Queila Cristina da Silva Moraes CEFET Campos
  • Sheila Cabral Viana

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040016

Palavras-chave:

Trabalho, Direito à educação, Empregabilidade

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no ano de 2003, com alunos do NACES que interromperam seus estudos devido à entrada precoce no mercado-de-trabalho. Este estudo teve como objetivo analisar as trajetórias ocupacionais desses alunos, considerando os aspectos que os levaram a abandonar os estudos; as características do mercado de trabalho onde atuaram; a rotatividade desses trabalhadores no mercado; as necessidades que exigiram um melhor nível de escolaridade encontradas no mundo do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Queila Cristina da Silva Moraes, CEFET Campos
    Assistente Social CEFET Campos. Mestre em Educação UFES. E-mail: queila@cefetcampos.br.
  • Sheila Cabral Viana
    Estagiária de Serviço Social CEFET Campos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil(1988). 24 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n.116, jul. 2002. Disponível em: < http:// www.scielo.com.br >. Acesso em: 17 set. 2003.

GADOTTI, Moacir. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, jan./dez.1997. Disponível em: http://www.scielo.com.br. Acesso em: 29 jun. 2004.

GENTILLI, Pablo. Qual educação para qual cidadania? Reflexões sobre a formação do sujeito democrático. In: AZEVEDO, José Clovis de et al. Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: UFRGS: Secretaria Municipal de Educação, 2000.

GLÓRIA, Dília Maria Andrade. Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão. Educar, Curitiba: UFPR, n. 20, 2002, p. 209-222.

INVERNIZZI, Noala. Trajetórias Ocupacionais de Trabalhadores Precariamente Escolarizados. In: 25ª Reunião anual da ANPED - GT9 Trabalho e Educação. Período de 29 de setembro a 22 de outubro de 2002.Caxambu, Minas Gerais.

KUENZER, Acácia. Educação cidadã, trabalho e desemprego: o possível como caminho para a utopia. In: AZEVEDO, José Clovis de et al. Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: UFRGS: Secretaria Municipal de Educação, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

PINO, Mauro Del. Política Educacional, emprego e exclusão social. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; GENTILLI, Pablo (Orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Geovania Lúcia. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um Programa de EJA entre Adultos das Camadas Populares. In: 25ª Reunião anual da ANPED - GT18 Trabalho e Educação. Período de 29 de setembro a 22 de outubro de 2002. Caxambu, Minas Gerais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MORAES, Queila Cristina da Silva; VIANA, Sheila Cabral. Trajetórias Ocupacionais dos Alunos do Núcleo Avançado Centro de Estudos Supletivos (Naces) CEFET Campos. Revista Vértices, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 33–50, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20040016. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20040016.. Acesso em: 22 nov. 2024.