Trajetórias Ocupacionais dos Alunos do Núcleo Avançado Centro de Estudos Supletivos (Naces) CEFET Campos
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040016Palavras-chave:
Trabalho, Direito à educação, EmpregabilidadeResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no ano de 2003, com alunos do NACES que interromperam seus estudos devido à entrada precoce no mercado-de-trabalho. Este estudo teve como objetivo analisar as trajetórias ocupacionais desses alunos, considerando os aspectos que os levaram a abandonar os estudos; as características do mercado de trabalho onde atuaram; a rotatividade desses trabalhadores no mercado; as necessidades que exigiram um melhor nível de escolaridade encontradas no mundo do trabalho.Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil(1988). 24 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n.116, jul. 2002. Disponível em: < http:// www.scielo.com.br >. Acesso em: 17 set. 2003.
GADOTTI, Moacir. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, jan./dez.1997. Disponível em: http://www.scielo.com.br. Acesso em: 29 jun. 2004.
GENTILLI, Pablo. Qual educação para qual cidadania? Reflexões sobre a formação do sujeito democrático. In: AZEVEDO, José Clovis de et al. Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: UFRGS: Secretaria Municipal de Educação, 2000.
GLÓRIA, Dília Maria Andrade. Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão. Educar, Curitiba: UFPR, n. 20, 2002, p. 209-222.
INVERNIZZI, Noala. Trajetórias Ocupacionais de Trabalhadores Precariamente Escolarizados. In: 25ª Reunião anual da ANPED - GT9 Trabalho e Educação. Período de 29 de setembro a 22 de outubro de 2002.Caxambu, Minas Gerais.
KUENZER, Acácia. Educação cidadã, trabalho e desemprego: o possível como caminho para a utopia. In: AZEVEDO, José Clovis de et al. Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: UFRGS: Secretaria Municipal de Educação, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.
PINO, Mauro Del. Política Educacional, emprego e exclusão social. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; GENTILLI, Pablo (Orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.
SANTOS, Geovania Lúcia. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um Programa de EJA entre Adultos das Camadas Populares. In: 25ª Reunião anual da ANPED - GT18 Trabalho e Educação. Período de 29 de setembro a 22 de outubro de 2002. Caxambu, Minas Gerais.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).