Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química

Autores

  • Rafaela Sampaio Gomes CEFET Campos
  • Simone da Hora Macedo CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070010

Palavras-chave:

Estequiometria, Química, Dificuldade, Ensino Médio

Resumo

A Estequiometria é um conteúdo de Química em que os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades. Baseando-se nessas informações, foi aplicado um questionário, respondido por alunos de escolas públicas e privadas. Os resultados mostraram que os alunos do curso técnico de Química, do CEFET Campos, possuem maior facilidade no entendimento deste conteúdo. Uma justificativa para este fato seria a obrigatoriedade de aulas práticas do curso. Segundo o presente estudo, a maior dificuldade dos alunos do Ensino Médio para a aprendizagem deste conteúdo seria a falta de aplicação e de exemplos no cotidiano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Sampaio Gomes, CEFET Campos
    Licencianda em Química do CEFET Campos.
  • Simone da Hora Macedo, CEFET Campos
    Mestre em Tecnologia pelo CEFET Rio. Mestre em Educação pela UERJ. Professora do CEFET Campos.

Referências

BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química Geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1986, (reimpressão 1994).

CAZZARO, F. Um experimento envolvendo estequiometria. Revista Química Nova na Escola, n.10, nov., p. 53-54, 1999.

CELEGHINI, R. M. S.; FERREIRA, L. H.; VILEGAS, J. H. Y. Levantamento do perfil do usuário do plantão de dúvidas do setor de química do CDCC. Publicado em jan./99. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/artigos/quimica/0017. Acesso em: 02 jun. 2005.

FARIAS, Carlos V. Para compreender a abordagem cognitivista de David Ausubel para o ensino. Disponível em: www.ufv.br/dpe/edu660/textos/t10_cognitivismo.doc. Acesso em: 07 jun. 2005.

MACEDO, S. H. A aprendizagem do desenho técnico projetivo numa perspectiva de construção. Rio de Janeiro, 1999. Dissertação, 112p.

MOYSÉS, L. M. O desafio de saber ensinar. 2. ed. Campinas, SP: Papirus; Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1995.

PARÂMETRO Curricular de Ensino Médio – Química. Disponível em: http://www.cienciaquimica.hpg.ig.com.br/educacao&quimica/parametrocurricular.htm. Acesso em: 05 abr. 2005.

PEIXOTO, D. P. Ensino de Química e Cotidiano. Publicado em maio/99. Disponível em: http://www.moderna.com.br/artigos/quimica/0025. Acesso em: 02 jun. 2005.

SILVA, E. O. Explorando as bases matemáticas da volumetria: uma proposta didática. Revista Química Nova na Escola, n. 13, maio, 2001, p. 13-17.

USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. São Paulo: Saraiva, 1997, p. 216-236.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Downloads

Como Citar

GOMES, Rafaela Sampaio; MACEDO, Simone da Hora. Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 149–160, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20070010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20070010.. Acesso em: 22 dez. 2024.