Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070010Palavras-chave:
Estequiometria, Química, Dificuldade, Ensino MédioResumo
A Estequiometria é um conteúdo de Química em que os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades. Baseando-se nessas informações, foi aplicado um questionário, respondido por alunos de escolas públicas e privadas. Os resultados mostraram que os alunos do curso técnico de Química, do CEFET Campos, possuem maior facilidade no entendimento deste conteúdo. Uma justificativa para este fato seria a obrigatoriedade de aulas práticas do curso. Segundo o presente estudo, a maior dificuldade dos alunos do Ensino Médio para a aprendizagem deste conteúdo seria a falta de aplicação e de exemplos no cotidiano.Downloads
Referências
BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química Geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1986, (reimpressão 1994).
CAZZARO, F. Um experimento envolvendo estequiometria. Revista Química Nova na Escola, n.10, nov., p. 53-54, 1999.
CELEGHINI, R. M. S.; FERREIRA, L. H.; VILEGAS, J. H. Y. Levantamento do perfil do usuário do plantão de dúvidas do setor de química do CDCC. Publicado em jan./99. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/artigos/quimica/0017. Acesso em: 02 jun. 2005.
FARIAS, Carlos V. Para compreender a abordagem cognitivista de David Ausubel para o ensino. Disponível em: www.ufv.br/dpe/edu660/textos/t10_cognitivismo.doc. Acesso em: 07 jun. 2005.
MACEDO, S. H. A aprendizagem do desenho técnico projetivo numa perspectiva de construção. Rio de Janeiro, 1999. Dissertação, 112p.
MOYSÉS, L. M. O desafio de saber ensinar. 2. ed. Campinas, SP: Papirus; Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1995.
PARÂMETRO Curricular de Ensino Médio – Química. Disponível em: http://www.cienciaquimica.hpg.ig.com.br/educacao&quimica/parametrocurricular.htm. Acesso em: 05 abr. 2005.
PEIXOTO, D. P. Ensino de Química e Cotidiano. Publicado em maio/99. Disponível em: http://www.moderna.com.br/artigos/quimica/0025. Acesso em: 02 jun. 2005.
SILVA, E. O. Explorando as bases matemáticas da volumetria: uma proposta didática. Revista Química Nova na Escola, n. 13, maio, 2001, p. 13-17.
USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. São Paulo: Saraiva, 1997, p. 216-236.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).