Escolas públicas?: o difícil acesso ao ensino de qualidade no Brasil

Autores

  • Jennifer Perroni Universidade Federal Fluminense
  • André Brandão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20080007

Palavras-chave:

Seleção, Exclusão, Desigualdade educacional

Resumo

A desigualdade educacional atinge níveis alarmantes no Brasil. No ensino superior, é notório que instituições públicas apresentam difícil acesso para a parcela economicamente mais vulnerável da população. O presente trabalho pretende demonstrar, através de uma pesquisa empírica, que essa desigualdade também ocorre no acesso a instituições públicas de ensino fundamental e médio que se destacam pela excelência ou pela tradição. Nossa investigação se volta para o concurso realizado pelo Colégio Pedro II no início do ano de 2007 e tem, como pano de fundo, o Censo Educacional 2006 e os resultados do vestibular da UFF para o ano de 2005.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jennifer Perroni, Universidade Federal Fluminense
    Mestranda em Política Social pela Universidade Federal Fluminense.
  • André Brandão, Universidade Federal Fluminense
    Doutor em Ciências Sociais. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANDRADE, V. M. C. Q. O Colégio Pedro II – História e Identidade. In: Colégio Pedro II: um lugar de memória. Tese defendida junto ao Programa de Pós-graduação em História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS/UFRJ, 1999.

BRANDÃO, A. Cotas raciais no Brasil: a primeira avaliação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

BRANDÃO, Z. A produção das elites escolares: escolas, famílias e cultura. Caderno CRH, v. 20, n. 49, p. 15-22, jan./abr., Salvador, BH: 2007a.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. La Distinción: criterio y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus, 1999.

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

COSTA, M. V. A. Construindo a história da educação musical no Colégio Pedro II. Décimo quinto congresso - ANPPOM, 2005.

IBGE. Disponível em: www.ibge.gov.br.

INEP. Disponível em: www.inep.gov.br.

MEC. Disponível em: www.mec.gov.br.

MEC. Edital n. 01/ 2006. Admissão à 1ª série do Ensino Médio da unidade escolar descentralizada de Niterói. Rio de Janeiro, jan., 2006.

MEC. Edital n. 19/ 2007. Admissão à 1ª série do Ensino Médio regular – curso diurno. Rio de Janeiro, set., 2007.

MICELI, S. A força do sentido. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

OLIVEIRA, R. S. O imperial Colégio Pedro II: o Ensino Secundário e a construção da cidadania (1880-1889). Trabalho de Conclusão de Curso. UFF, 1997.

SOUZA, J. A construção social da subcidadania: para uma Sociologia da modernidade periférica. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2006.

Publicado

05-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PERRONI, Jennifer; BRANDÃO, André. Escolas públicas?: o difícil acesso ao ensino de qualidade no Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 10, n. 1/3, p. 73–90, 2023. DOI: 10.5935/1809-2667.20080007. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080007.. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)