A influência das condições socioeconômicas das famílias na qualidade da educação básica na região Norte Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100008Palavras-chave:
Educação, Desigualdade de oportunidade, Qualidade da educação básicaResumo
Comparando os resultados de participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) por renda familiar, escolaridade dos pais e tipo de escola, o artigo analisa o grau de iniquidade existente no ambiente educacional da região Norte Fluminense. Os resultados revelam que as condições socioeconômicas das famílias e o tipo de escola têm forte efeito na qualidade da educação básica adquirida. A proporção de alunos da rede estadual com desempenho bom a excelente no exame, por exemplo, é de apenas 0,2%, ao passo que a proporção entre os estudantes de escolas particulares e federais é, respectivamente, de 11,4% e 17,6%.Downloads
Referências
BARROS, R. P.; HENRIQUES, R.; MENDONÇA, R. Pelo fim das décadas perdidas: educação e desenvolvimento sustentado no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2002. (Texto para discussão, no 857).
BARROS, R. P.; MENDONÇA, R.; SANTOS, D. D.; QUINTAES, G. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2001. (Texto para discussão no 834).
BRASIL. MEC. Programa Universidade para Todos: informações aos candidatos. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/prouni>. Acesso em: 20 jun 2008.
BRASIL. MEC/INEP/DEAES. Sinopses estatísticas da educação superior. Brasília: MEC/INEP, 2006.
BRASIL. MEC/INEP. Relatório final Enem 2003. Brasília: MEC/INEP, 2004.
BRASIL. MEC/INE. Resultados do ENEM 2005: análise do perfil socioeconômico e do desempenho dos participantes. Brasília: MEC/INEP, 2006a.
BRASIL. MEC/INE. Microdados do ENEM 2005. Brasília: MEC/INEP, 2006b.
BRASIL. MEC/INE. Sinopse estatística: censo escolar da educação básica. Brasília: MEC/INEP, 2006c.
BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2000 Educação: resultados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marlon Gomes Ney, Maria Eugênia Ferreira Totti, Tatiani de Lima Santos Reid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).