A influência das condições socioeconômicas das famílias na qualidade da educação básica na região Norte Fluminense

Autores

  • Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Maria Eugênia Ferreira Totti UENF
  • Tatiani de Lima Santos Reid UENF

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100008

Palavras-chave:

Educação, Desigualdade de oportunidade, Qualidade da educação básica

Resumo

Comparando os resultados de participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) por renda familiar, escolaridade dos pais e tipo de escola, o artigo analisa o grau de iniquidade existente no ambiente educacional da região Norte Fluminense. Os resultados revelam que as condições socioeconômicas das famílias e o tipo de escola têm forte efeito na qualidade da educação básica adquirida. A proporção de alunos da rede estadual com desempenho bom a excelente no exame, por exemplo, é de apenas 0,2%, ao passo que a proporção entre os estudantes de escolas particulares e federais é, respectivamente, de 11,4% e 17,6%.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlon Gomes Ney, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Economia Aplicada e professor do Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Maria Eugênia Ferreira Totti, UENF
    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais e pesquisadora do Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Tatiani de Lima Santos Reid, UENF
    Aluna do curso de graduação em Ciências Sociais da UENF e bolsista do PIBIC/UENF.

Referências

BARROS, R. P.; HENRIQUES, R.; MENDONÇA, R. Pelo fim das décadas perdidas: educação e desenvolvimento sustentado no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2002. (Texto para discussão, no 857).

BARROS, R. P.; MENDONÇA, R.; SANTOS, D. D.; QUINTAES, G. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2001. (Texto para discussão no 834).

BRASIL. MEC. Programa Universidade para Todos: informações aos candidatos. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/prouni>. Acesso em: 20 jun 2008.

BRASIL. MEC/INEP/DEAES. Sinopses estatísticas da educação superior. Brasília: MEC/INEP, 2006.

BRASIL. MEC/INEP. Relatório final Enem 2003. Brasília: MEC/INEP, 2004.

BRASIL. MEC/INE. Resultados do ENEM 2005: análise do perfil socioeconômico e do desempenho dos participantes. Brasília: MEC/INEP, 2006a.

BRASIL. MEC/INE. Microdados do ENEM 2005. Brasília: MEC/INEP, 2006b.

BRASIL. MEC/INE. Sinopse estatística: censo escolar da educação básica. Brasília: MEC/INEP, 2006c.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2000 Educação: resultados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.

Downloads

Publicado

13-02-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GOMES NEY, Marlon; TOTTI, Maria Eugênia Ferreira; REID, Tatiani de Lima Santos. A influência das condições socioeconômicas das famílias na qualidade da educação básica na região Norte Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 103–119, 2023. DOI: 10.5935/1809-2667.20100008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100008.. Acesso em: 22 nov. 2024.