O desafio do trabalho com gráficos no processo ensino-aprendizagem de geografia

Autores

  • Aline Maria Dias Peixoto
  • Edlane Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110008

Palavras-chave:

Gráficos, Ensino, Geografia

Resumo

A presente pesquisa busca elucidar uma questão pertinente em nossa prática pedagógica: a importância dos gráficos no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Esse estudo tem por finalidade apontar a relevância de se trabalhar com gráficos em sala de aula, uma vez que estes são apresentados em livros didáticos como instrumento facilitador na compreensão dos dados inerentes à sociedade na qual o aluno está inserido. Além disso, este tipo de representação vem sendo bastante utilizado pelas universidades, como forma de avaliar o conhecimento dos alunos no momento do vestibular. Portanto, pretende-se diagnosticar, através da aplicação do questionário, como vêm sendo abordados os gráficos presentes no conteúdo de Geografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Maria Dias Peixoto
    Pós-graduada em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Graduada em Geografia pelo IFF Campus Campos-Centro.
  • Edlane Cruz
    Pós-graduada em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Graduada em História pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Referências

ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

BERTIN, J. A. Neográfica e o tratamento gráfico da informação. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1986.

CAVALCANTI, L.S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de Ensino. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.

EXAME de Ensino Médio. Documento Básico, 2000. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2000.

FESTA, R. Notas para um Novo Milênio: Questões de Gênero e Sistemas de Comunicação e Informação. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva. Contexto: São Paulo, 2006.

FREITAS, E. Mapas e Gráficos: Geografia Geral, Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia>. Acesso em: 15 jan. 2010.

FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. In: JANTSH, A.P. et al. Interdisciplinaridade para Além da filosofia do sujeito. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

KAERCHER, N. A. O Gato Comeu a Geografia Crítica? Alguns Obstáculos a Superar no Ensino-Aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006.

LEI de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 20 de dezembro de 1996.

JANTSH, A.P. ; BIANCHETTI, L. (Orgs). Interdisciplinaridade para Além da filosofia do sujeito. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

LEMOS, M. P. F. Alunos de Pedagogia Analisando Atividades de Interpretação de Gráficos de Barra. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2002.198f.

LE SANN, Janine Gisele. Os diagramas básicos no ensino de Geografia: tipos, construção, análise, interpretação e crítica. Belo Horizonte: Revista Geografia e Ensino, v.3, n.11/12, p. 42-47, 1991.

MATRIZ de Referência para o Exame Nacional de Ensino Médio 2009. Brasília: Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.

MARTINELLI, M. O ensino da Cartografia Temática. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB nº 11/2000.

MORAES, J.V. A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de Espaço Geográfico. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.

PAGANELLI, T. I. et al. A noção de espaço e de tempo: o mapa e o gráfico. Revista Orientação, São Paulo, USP, p. 21-38, nov. 1985.

PASSINI, E. Y. Gráficos: Fazer para entender. In: PONTUSCHKA, N. N e OLIVEIRA, A.U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.

PASSINI, E. Y. Aprendizagem Significativa de Gráficos no Ensino de Geografia. In: ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

PASSINI, E. Y .et al. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

SCANDELAI, N. R. Planejamento. In: PASSINI, E. Y. et al. Práticas de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

SEVERINO, A. J. O conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: O Saber como Intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2008.

SILVA, A. F. A. Leitura e Interpretação de Mapas e Gráficos: uma estratégia na prática cartográfica, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/546-4. pdf ?>. Acesso em: 19 dez.2009.

SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de Lateralidade, Referências e localização Espacial. In: CASTELLAR, S.(Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 8.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

TONINI, I. V. Geografia Escolar: Uma história sobre seus discursos pedagógicos. Rio Grande do Sul, Ijuí,: UNIJUL, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VEIGA, I. P. A. Ensino e Avaliação: uma relação intrínseca à organização do trabalho Pedagógico. In: VEIGA, I. P. A (Org.): Didática: O Ensino e suas Relações. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PEIXOTO, Aline Maria Dias; CRUZ, Edlane. O desafio do trabalho com gráficos no processo ensino-aprendizagem de geografia. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 123–164, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110008.. Acesso em: 22 nov. 2024.