O desafio do trabalho com gráficos no processo ensino-aprendizagem de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110008Palabras clave:
Gráficos, Ensino, GeografiaResumen
A presente pesquisa busca elucidar uma questão pertinente em nossa prática pedagógica: a importância dos gráficos no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Esse estudo tem por finalidade apontar a relevância de se trabalhar com gráficos em sala de aula, uma vez que estes são apresentados em livros didáticos como instrumento facilitador na compreensão dos dados inerentes à sociedade na qual o aluno está inserido. Além disso, este tipo de representação vem sendo bastante utilizado pelas universidades, como forma de avaliar o conhecimento dos alunos no momento do vestibular. Portanto, pretende-se diagnosticar, através da aplicação do questionário, como vêm sendo abordados os gráficos presentes no conteúdo de Geografia.Descargas
Referencias
ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
BERTIN, J. A. Neográfica e o tratamento gráfico da informação. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1986.
CAVALCANTI, L.S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de Ensino. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
EXAME de Ensino Médio. Documento Básico, 2000. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2000.
FESTA, R. Notas para um Novo Milênio: Questões de Gênero e Sistemas de Comunicação e Informação. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva. Contexto: São Paulo, 2006.
FREITAS, E. Mapas e Gráficos: Geografia Geral, Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia>. Acesso em: 15 jan. 2010.
FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. In: JANTSH, A.P. et al. Interdisciplinaridade para Além da filosofia do sujeito. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
KAERCHER, N. A. O Gato Comeu a Geografia Crítica? Alguns Obstáculos a Superar no Ensino-Aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006.
LEI de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 20 de dezembro de 1996.
JANTSH, A.P. ; BIANCHETTI, L. (Orgs). Interdisciplinaridade para Além da filosofia do sujeito. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
LEMOS, M. P. F. Alunos de Pedagogia Analisando Atividades de Interpretação de Gráficos de Barra. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2002.198f.
LE SANN, Janine Gisele. Os diagramas básicos no ensino de Geografia: tipos, construção, análise, interpretação e crítica. Belo Horizonte: Revista Geografia e Ensino, v.3, n.11/12, p. 42-47, 1991.
MATRIZ de Referência para o Exame Nacional de Ensino Médio 2009. Brasília: Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.
MARTINELLI, M. O ensino da Cartografia Temática. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB nº 11/2000.
MORAES, J.V. A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de Espaço Geográfico. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
PAGANELLI, T. I. et al. A noção de espaço e de tempo: o mapa e o gráfico. Revista Orientação, São Paulo, USP, p. 21-38, nov. 1985.
PASSINI, E. Y. Gráficos: Fazer para entender. In: PONTUSCHKA, N. N e OLIVEIRA, A.U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.
PASSINI, E. Y. Aprendizagem Significativa de Gráficos no Ensino de Geografia. In: ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PASSINI, E. Y .et al. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
SCANDELAI, N. R. Planejamento. In: PASSINI, E. Y. et al. Práticas de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SEVERINO, A. J. O conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: O Saber como Intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2008.
SILVA, A. F. A. Leitura e Interpretação de Mapas e Gráficos: uma estratégia na prática cartográfica, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/546-4. pdf ?>. Acesso em: 19 dez.2009.
SILVA, L. G. Jogos e situações-problema na construção das noções de Lateralidade, Referências e localização Espacial. In: CASTELLAR, S.(Org.). Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 8.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
TONINI, I. V. Geografia Escolar: Uma história sobre seus discursos pedagógicos. Rio Grande do Sul, Ijuí,: UNIJUL, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VEIGA, I. P. A. Ensino e Avaliação: uma relação intrínseca à organização do trabalho Pedagógico. In: VEIGA, I. P. A (Org.): Didática: O Ensino e suas Relações. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.