A memória da formação docente em Campos dos Goytacazes: o caso da Escola Normal (1947-1954)
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110033Palavras-chave:
Formação docente, Escola Normal, História oralResumo
Este trabalho busca “remontar” uma parte da trajetória de uma instituição pública de formação docente de grande relevância para a cidade de Campos dos Goytacazes e toda a região Norte Fluminense, a Escola Normal, que funcionava anexa ao Liceu de Humanidades de Campos, no período de 1947 a 1954. Esse período foi escolhido devido à mudança curricular decorrente da Lei Orgânica do Ensino Normal, promulgada pelo Governo Federal em 2 de janeiro de 1946. A metodologia utilizada englobou a busca de fontes oficiais primárias e a história oral, com o objetivo de compor novos documentos e recuperar memórias acerca da Instituição. Dessa forma, pudemos, por meio das lembranças das ex-alunas entrevistadas, saber um pouco mais sobre o cotidiano da escola, os saberes, os mestres, entre outros, na visão das pessoas que por ali passaram parte de sua vida.Downloads
Referências
AGUM, Fernanda Serafim. O Curso Normal do Liceu de Humanidades de Campos: história, memória, imagens (1947-1954). Monografia (Graduação) - UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, 2006.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. In: Janaína Amado e Marieta de Moraes Ferreira (Coord). Usos & abusos da história oral..). Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.
BOSI, Ecléa. Sugestões para um jovem pesquisador. In: BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. Revista História Oral – Revista da ABHO, São Paulo, n.6, jun. 2003.
GHEMAT/SP. Os Exames de admissão ao ginásio 1931-1969. CD-ROM. São Paulo, SP, Brasil, (sem data).
LE GOFF, Jacques. Memória. Enciclopédia Einaudi, 1. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.
LEITE, Kílvia. Aspectos da “cultura escolar” da Escola de Professores no contexto histórico do Estado Novo. Relatório (Iniciação Científica) - LEEL, UENF, 2004.
MARTINEZ, Silvia Alícia. A Escola Normal de Campos: uma trajetória na formação de professores no Norte Fluminense (1894-1954). Relatório de Pesquisa - LEEL, UENF, 2004.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. A organização do ensino e o contexto sócio-político após 1930. In: ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 29ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.
SOUZA, Rosa Fátima de. Os pilares da República. In: SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo: 1890– 1910. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
TANURI, Leonor Maria. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio/jun./jul./ago. 2000.
VILLELA, Heloísa. A Primeira Escola Normal do Brasil. In: Clarice Nunes (Org.). O passado sempre presente. São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).