A memória da formação docente em Campos dos Goytacazes: o caso da Escola Normal (1947-1954)

Autores

  • Fernanda Serafim Agum Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110033

Palavras-chave:

Formação docente, Escola Normal, História oral

Resumo

Este trabalho busca “remontar” uma parte da trajetória de uma instituição pública de formação docente de grande relevância para a cidade de Campos dos Goytacazes e toda a região Norte Fluminense, a Escola Normal, que funcionava anexa ao Liceu de Humanidades de Campos, no período de 1947 a 1954. Esse período foi escolhido devido à mudança curricular decorrente da Lei Orgânica do Ensino Normal, promulgada pelo Governo Federal em 2 de janeiro de 1946. A metodologia utilizada englobou a busca de fontes oficiais primárias e a história oral, com o objetivo de compor novos documentos e recuperar memórias acerca da Instituição. Dessa forma, pudemos, por meio das lembranças das ex-alunas entrevistadas, saber um pouco mais sobre o cotidiano da escola, os saberes, os mestres, entre outros, na visão das pessoas que por ali passaram parte de sua vida.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Serafim Agum, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé, Pós-Graduada em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos-Centro, aluna do Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. E-mail: fernanda.agum@gmail.com.

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Publicado

22-12-2011

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AGUM, Fernanda Serafim. A memória da formação docente em Campos dos Goytacazes: o caso da Escola Normal (1947-1954). Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 189–204, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110033. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110033.. Acesso em: 22 dez. 2024.