Trama de sentidos sobre inclusão e exclusão

Autores

  • Daniela Giorgenon Laboratório Discursivo E-l@dis
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120002

Palavras-chave:

Sentido, Sujeito, Deficiência mental, Inclusão escolar

Resumo

Apoiadas na Análise de Discurso (AD) de matriz pecheutiana, buscamos escutar e analisar dizeres materializados na escrita de sujeitos-professores a respeito do processo de inclusão de crianças e adolescentes denominados “com deficiência mental” em salas regulares de Ensino Fundamental. Desemaranhando os fios discursivos, rastrearemos o modo como a ideologia captura esses sujeitos, observando como eles, afetados pela posição que ocupam na escola, nomeiam e assumem posições discursivas sobre tal temática. Apostando que existe um “já-lá” que retorna nas atualizações do intradiscurso, refletimos sobre inclusão e exclusão, escutando no dizer, os sentidos silenciados.

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Biografia do Autor

  • Daniela Giorgenon, Laboratório Discursivo E-l@dis
    Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Pós-graduada em “Psicanálise - teoria e prática - uma visão contemporânea” pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Membro Fundador de “Lalíngua - espaço de interlocução em psicanálise” e Pesquisadora do Laboratório Discursivo E-l@dis – FAPESP 2012-510290. E-mail: danielagiorgenon@gmail.com.
  • Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo
    Livre-docente em Ciência da Informação, Profa. Dra. do curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Profa. colaboradora do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista CNPQ. Laboratório Discursivo E-l@dis – FAPESP 2010-510290. E-mail: luciliamsr@uol.com.br

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Publicado

23-03-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GIORGENON, Daniela; SOUSA ROMÃO, Lucília Maria. Trama de sentidos sobre inclusão e exclusão. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 19–38, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120002. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120002.. Acesso em: 22 dez. 2024.