Trama de sentidos sobre inclusão e exclusão

Autores/as

  • Daniela Giorgenon Laboratório Discursivo E-l@dis
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120002

Palabras clave:

Sentido, Sujeito, Deficiência mental, Inclusão escolar

Resumen

Apoiadas na Análise de Discurso (AD) de matriz pecheutiana, buscamos escutar e analisar dizeres materializados na escrita de sujeitos-professores a respeito do processo de inclusão de crianças e adolescentes denominados “com deficiência mental” em salas regulares de Ensino Fundamental. Desemaranhando os fios discursivos, rastrearemos o modo como a ideologia captura esses sujeitos, observando como eles, afetados pela posição que ocupam na escola, nomeiam e assumem posições discursivas sobre tal temática. Apostando que existe um “já-lá” que retorna nas atualizações do intradiscurso, refletimos sobre inclusão e exclusão, escutando no dizer, os sentidos silenciados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daniela Giorgenon, Laboratório Discursivo E-l@dis
    Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Pós-graduada em “Psicanálise - teoria e prática - uma visão contemporânea” pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Membro Fundador de “Lalíngua - espaço de interlocução em psicanálise” e Pesquisadora do Laboratório Discursivo E-l@dis – FAPESP 2012-510290. E-mail: danielagiorgenon@gmail.com.
  • Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo
    Livre-docente em Ciência da Informação, Profa. Dra. do curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Profa. colaboradora do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista CNPQ. Laboratório Discursivo E-l@dis – FAPESP 2010-510290. E-mail: luciliamsr@uol.com.br

Referencias

BARROS, A. Alunos com deficiência nas escolas regulares: limites de um discurso. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3, p. 119-133, set./dez. 2005.

CARVALHO, E. N. S.; MACIEL, D. M. M. A. Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association o Mental Retardation – AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia da SBP, v. 11, n. 2, p.147-156, 2003.

GIORGENON, D.; PACÍFICO, S.M.R.; ROMÃO, L.M.S.. A autoria em poemas infantis: A escrita além dos moldes escolares. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 10, p. 29-36, jan./dez. 2008.

LACAN, J. O seminário livro 5: as formações do inconsciente (1957-1958). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LACAN, J. Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 4ª ed. Campinas: Pontes, 2006.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ARCHARD, P. et. al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 1969. In: GADET, F. e HAK, T. (Org.). Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, ANPEP, v. 11, n. 33, p. 387-405, set./dez. 2006.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Deficiência Mental e Família: implicações para o desenvolvimento da criança. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 17, n. 2, p. 133-141, maio/ago. 2001.

SILVEIRA, F. F.; NEVES, M. M. B. J. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 1, p. 79-88, jan./abr. 2006.

ZONATTO, Katia Otero; PACÍFICO, Soraya Maria Romano; ROMÃO, Lucília Maria Sousa. O discurso sobre os portadores de deficiência em documentos oficiais. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.12, n.2, p.419-433, jul./dez. 2009.

Publicado

23-03-2012

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

GIORGENON, Daniela; SOUSA ROMÃO, Lucília Maria. Trama de sentidos sobre inclusão e exclusão. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 19–38, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120002. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120002.. Acesso em: 22 nov. 2024.