Desenvolvimento de material didático para práticas de leitura e tradução em aulas de língua inglesa com finalidades específicas: o caso da disciplina inglês técnico na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF em Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120038Palavras-chave:
Inglês para fins específicos (IFE), Material didático, Desenvolvimento de materiaisResumo
O presente trabalho visa apresentar o material didático confeccionado para a disciplina Inglês Técnico vinculada ao Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem da UENF. A elaboração de qualquer material de apoio ao ensino é uma tarefa árdua, demandando investigação, análise, técnica, criatividade e, sobretudo, tempo. Portanto, espera-se que as informações neste artigo sejam relevantes para a produção de futuros materiais educacionais a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem de leitura e tradução em aulas de inglês para fins específicos, em especial.Downloads
Referências
ALVES, F.; MAGALHÃES, C.; PAGANO, A. Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação. São Paulo: Contexto, 2010.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CRAWFORD, J. The Role of Materials in the Language Classroom. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. Methodology in Language Teaching: an anthology of current practice. New York: Cambridge University Press, 2010. p.80-89.
FARDOULY, N. Instructional design of learning materials. In: LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais: prática e teoria. Pelotas: EDUCAT, 2008, p.15-41.
GRELLET, F. Developing Reading Skills. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
IWAI, T.; KONDO, K. et al. Japanese language needs analysis. In: SONGHORI, M. H. Introduction to Needs Analysis. English for Specific Purposes World, Issue 4, 2008. Disponível em:<http://www.esp-world.info/Articles_20/DOC/Introduction%20to%20Needs%20Analysis.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2010.
JONES, L. The Student-Centered Classroom. New York: Cambridge University Press, 2007.
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais: prática e teoria. Pelotas: EDUCAT, 2008. p.15-41.
SONGHORI, M. H. Introduction to Needs Analysis. English for Specific Purposes World, Issue 4, 2008. Disponível em: <http://www.esp-world.info/Articles_20/DOC/Introduction%20to%20Needs%20Analysis.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2010.
UR, P. A Course in Language Teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).