Desenvolvimento de material didático para práticas de leitura e tradução em aulas de língua inglesa com finalidades específicas: o caso da disciplina inglês técnico na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF em Campos dos Goytacazes

Autores/as

  • Carlos Fabiano de Souza Redes municipais de ensino de Macaé/RJ e São João da Barra/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120038

Palabras clave:

Inglês para fins específicos (IFE), Material didático, Desenvolvimento de materiais

Resumen

O presente trabalho visa apresentar o material didático confeccionado para a disciplina Inglês Técnico vinculada ao Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem da UENF. A elaboração de qualquer material de apoio ao ensino é uma tarefa árdua, demandando investigação, análise, técnica, criatividade e, sobretudo, tempo. Portanto, espera-se que as informações neste artigo sejam relevantes para a produção de futuros materiais educacionais a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem de leitura e tradução em aulas de inglês para fins específicos, em especial.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Fabiano de Souza, Redes municipais de ensino de Macaé/RJ e São João da Barra/RJ
    Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo, Campos dos Goytacazes-RJ e especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, Salvador-BA. Professor de inglês nas redes municipais de ensino de Macaé/RJ e São João da Barra/RJ, professor de inglês e coordenador de ensino de línguas no Fly High Language Institute - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: carlosfabiano.teacher@gmail.com.

Referencias

ALVES, F.; MAGALHÃES, C.; PAGANO, A. Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação. São Paulo: Contexto, 2010.

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

CRAWFORD, J. The Role of Materials in the Language Classroom. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. Methodology in Language Teaching: an anthology of current practice. New York: Cambridge University Press, 2010. p.80-89.

FARDOULY, N. Instructional design of learning materials. In: LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais: prática e teoria. Pelotas: EDUCAT, 2008, p.15-41.

GRELLET, F. Developing Reading Skills. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

IWAI, T.; KONDO, K. et al. Japanese language needs analysis. In: SONGHORI, M. H. Introduction to Needs Analysis. English for Specific Purposes World, Issue 4, 2008. Disponível em:<http://www.esp-world.info/Articles_20/DOC/Introduction%20to%20Needs%20Analysis.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2010.

JONES, L. The Student-Centered Classroom. New York: Cambridge University Press, 2007.

LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais: prática e teoria. Pelotas: EDUCAT, 2008. p.15-41.

SONGHORI, M. H. Introduction to Needs Analysis. English for Specific Purposes World, Issue 4, 2008. Disponível em: <http://www.esp-world.info/Articles_20/DOC/Introduction%20to%20Needs%20Analysis.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2010.

UR, P. A Course in Language Teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

Publicado

06-12-2012

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

SOUZA, Carlos Fabiano de. Desenvolvimento de material didático para práticas de leitura e tradução em aulas de língua inglesa com finalidades específicas: o caso da disciplina inglês técnico na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF em Campos dos Goytacazes. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 167–187, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120038. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120038.. Acesso em: 22 nov. 2024.