Modelos de simulação a eventos discretos como ambiente de treinamento em controle digital

Autores

  • Amanda Arêas de Souza
  • João José de Assis Rangel Universidade Candido Mendes
  • Milena Bissonho Soares

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120048

Palavras-chave:

Treinamento, Educação em Controle, Simulação, CLP

Resumo

O treinamento prático é parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem em controle digital. A utilização de simuladores em aulas de automação tem se destacado recentemente de modo eficaz neste contexto. O presente trabalho descreve então dois modelos de simulação construídos para demonstrar a possibilidade de utilização de softwares de simulação a eventos discretos como um ambiente de treinamento de lógicas de controle automático de processos industriais em tempo real. Foi realizada a integração de um modelo de simulação construído com o software Arena recebendo sinal de comando de um Controlador Lógico Programável (CLP). O ambiente virtual proposto, oriundo do modelo de simulação, possibilitou a realização de diferentes testes de lógicas de controle. Os resultados deste trabalho demonstraram a clara possibilidade de interatividade do estudante com um modelo de simulação discreta para o treinamento prático com sistemas de controle automatizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Arêas de Souza
    Laboratório de Controle e Automação, Instituto Federal Fluminense - Rua Dr. Siqueira, 273, Parque Dom Bosco, 28.030- 130, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mails: areas_amanda@hotmail.com.
  • João José de Assis Rangel, Universidade Candido Mendes
    Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Candido Mendes - Rua Anita Peçanha,100, Parque São Caetano, 28.030-335, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: joao@ucam-campos.br.
  • Milena Bissonho Soares
    Laboratório de Controle e Automação, Instituto Federal Fluminense - Rua Dr. Siqueira, 273, Parque Dom Bosco, 28.030-130, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: milena.bissonho@gmail.com.

Referências

BANKS, J.; CARSON II, J.S.; NELSON, B.L.; NICOL, D.M. Discrete-Event System Simulation. 5th Edition. New York: Prentice Hall, 2009.

BANKS, J. Simulation in the future. In: WINTER SIMULATION CONFERENCE, 2000, Orlando, USA. p. 1568-1576.

BASTOS, P.J.T.; JÚNIOR, É.C.; CARDOSO, L.D.; RANGEL, J.J.A.; T., L.O. Simulação a Eventos Discretos para Comissionamento de Sistemas de Controle. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SIMPEP, 17., 2010, Bauru/SP. Anais... 16p.

CARVALHO, R.T.; BALDIOTI, H.R.; SILVA, N.L.; GOMES, F. J. Módulo Laboratorial para Educação em Controle, em Tempo Real, Baseado em Linux/ Rtai. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, 18., 2010.

DOUGALL, D. J. Applications and benefis of real time I/O simulation for PLC and PC control systems. ISA Transactions, v. 36, n.4, p. 305-311, 1998.

MONTEVECHI, J. A. B.; LEAL, F.; PINHO, A. F.; COSTA, R. F. S.; OLIVEIRA, M. L. M.; SILVA, A. L. F. Conceptual Modeling in Simulation Projects by Mean Adapted Idef: an Application in a Brazilian Tech Company. In: WINTER SIMULATION CONFERENCE, 2010. ISSN 978-1-4244-9864-2.

QUEIROZ, F. P.; FREITAS, L. P.; GAMA, V.A.; GOMES F.J. Desenvolvimento de uma Plataforma HILS para Educação em Controle de Processos Baseada em FOSS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, 18., 2010.

RANGEL, J.J.A.; SOUZA, A.A.; BASTOS, P.J.T.; BAPTISTA, R.C.T. Simulação a Eventos Discretos para Treinamento em Sistemas de Controle. Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p. 97-111, 2012.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SOUZA, Amanda Arêas de; RANGEL, João José de Assis; SOARES, Milena Bissonho. Modelos de simulação a eventos discretos como ambiente de treinamento em controle digital. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 133–144, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120048. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120048.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)