Modelos de simulação a eventos discretos como ambiente de treinamento em controle digital
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120048Palavras-chave:
Treinamento, Educação em Controle, Simulação, CLPResumo
O treinamento prático é parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem em controle digital. A utilização de simuladores em aulas de automação tem se destacado recentemente de modo eficaz neste contexto. O presente trabalho descreve então dois modelos de simulação construídos para demonstrar a possibilidade de utilização de softwares de simulação a eventos discretos como um ambiente de treinamento de lógicas de controle automático de processos industriais em tempo real. Foi realizada a integração de um modelo de simulação construído com o software Arena recebendo sinal de comando de um Controlador Lógico Programável (CLP). O ambiente virtual proposto, oriundo do modelo de simulação, possibilitou a realização de diferentes testes de lógicas de controle. Os resultados deste trabalho demonstraram a clara possibilidade de interatividade do estudante com um modelo de simulação discreta para o treinamento prático com sistemas de controle automatizados.Downloads
Referências
BANKS, J.; CARSON II, J.S.; NELSON, B.L.; NICOL, D.M. Discrete-Event System Simulation. 5th Edition. New York: Prentice Hall, 2009.
BANKS, J. Simulation in the future. In: WINTER SIMULATION CONFERENCE, 2000, Orlando, USA. p. 1568-1576.
BASTOS, P.J.T.; JÚNIOR, É.C.; CARDOSO, L.D.; RANGEL, J.J.A.; T., L.O. Simulação a Eventos Discretos para Comissionamento de Sistemas de Controle. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SIMPEP, 17., 2010, Bauru/SP. Anais... 16p.
CARVALHO, R.T.; BALDIOTI, H.R.; SILVA, N.L.; GOMES, F. J. Módulo Laboratorial para Educação em Controle, em Tempo Real, Baseado em Linux/ Rtai. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, 18., 2010.
DOUGALL, D. J. Applications and benefis of real time I/O simulation for PLC and PC control systems. ISA Transactions, v. 36, n.4, p. 305-311, 1998.
MONTEVECHI, J. A. B.; LEAL, F.; PINHO, A. F.; COSTA, R. F. S.; OLIVEIRA, M. L. M.; SILVA, A. L. F. Conceptual Modeling in Simulation Projects by Mean Adapted Idef: an Application in a Brazilian Tech Company. In: WINTER SIMULATION CONFERENCE, 2010. ISSN 978-1-4244-9864-2.
QUEIROZ, F. P.; FREITAS, L. P.; GAMA, V.A.; GOMES F.J. Desenvolvimento de uma Plataforma HILS para Educação em Controle de Processos Baseada em FOSS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, 18., 2010.
RANGEL, J.J.A.; SOUZA, A.A.; BASTOS, P.J.T.; BAPTISTA, R.C.T. Simulação a Eventos Discretos para Treinamento em Sistemas de Controle. Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p. 97-111, 2012.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).