Geoprocessamento aplicado à análise espacial e temporal de ecossistemas aquáticos como uma ferramenta para o ensino de Ciências

Autores

  • Luciola Santos Lannes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira/SP
  • Beatriz Quintal Universidade de Lausanne (UNIL), Lausanne

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140016

Palavras-chave:

Análise ambiental, Aprendizagem participativa, Ensino de Ciências, Geoprocessamento, Tecnologia

Resumo

As novas tecnologias fazem parte da vida moderna, e sua aplicação no processo educacional básico constitui uma demanda importante dos programas de educação vigentes. No campo das ciências, essa estratégia é fundamental para a construção de um estudante inquisitivo, o que forma a base para o desenvolvimento de um processo efetivo de aprendizagem. Este trabalho apresenta uma técnica de geoprocessamento que visa auxiliar professores e estudantes de escolas básicas e secundárias nos campos de ciências, biologia e geografia a desenvolverem habilidades para análise ambiental objetivando um aprendizado participativo.

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Biografia do Autor

  • Luciola Santos Lannes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira/SP
    Doutora em Ciências (Ciências Ambientais) pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich). Docente da UNESP - Universidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia – Ilha Solteira/SP – Brasil. E-mail: luciola.lannes@bio.feis.unesp.br. 
  • Beatriz Quintal, Universidade de Lausanne (UNIL), Lausanne
    Doutora em Geociências (Geofísica) pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich). Docente da UNIL - Universidade de Lausanne, Grupo de Geofísica Aplicada e Ambiental – Lausanne – Suíça. E-mail: beatriz.quintal@unil.ch.

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Publicado

02-02-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

LANNES, Luciola Santos; QUINTAL, Beatriz. Geoprocessamento aplicado à análise espacial e temporal de ecossistemas aquáticos como uma ferramenta para o ensino de Ciências. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 29–42, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140016. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140016.. Acesso em: 22 dez. 2024.