Os cursos de licenciatura em ciências e a preparação de professores para atuar na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n12023.18191Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, formação de professores, ensino de ciênciasResumo
O presente trabalho se propõe a analisar como a modalidade Educação de Jovens e Adultos tem sido contemplada na formação de professores de cursos de licenciatura em ciências. Parte-se do pressuposto de que a preparação para o magistério na Educação de Jovens e Adultos não tem sido priorizada nos cursos de formação inicial. O objetivo é aprofundar os estudos na área e modalidade e contribuir para o aperfeiçoamento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa empírica, estruturada com base em revisão bibliográfica e análise documental. Os dados foram coletados por meio da aplicação de formulário online a professores e da apreciação de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Química e Física de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva para tratar os dados subjetivos do formulário, de forma qualitativa. Averiguou-se a necessidade de aperfeiçoamento para a Educação de Jovens e Adultos na formação de professores de Ciências.Downloads
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