Os cursos de licenciatura em ciências e a preparação de professores para atuar na educação de jovens e adultos

Autores

  • Elizabeth Augustinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ https://orcid.org/0000-0003-1218-1980
  • Valeria da Silva Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ https://orcid.org/0000-0002-4988-1190

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n12023.18191

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, formação de professores, ensino de ciências

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar como a modalidade Educação de Jovens e Adultos tem sido contemplada na formação de professores de cursos de licenciatura em ciências. Parte-se do pressuposto de que a preparação para o magistério na Educação de Jovens e Adultos não tem sido priorizada nos cursos de formação inicial. O objetivo é aprofundar os estudos na área e modalidade e contribuir para o aperfeiçoamento dessa formação. Trata-se de uma pesquisa empírica, estruturada com base em revisão bibliográfica e análise documental. Os dados foram coletados por meio da aplicação de formulário online a professores e da apreciação de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Química e Física de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva para tratar os dados subjetivos do formulário, de forma qualitativa. Averiguou-se a necessidade de aperfeiçoamento para a Educação de Jovens e Adultos na formação de professores de Ciências.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Augustinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Pedagoga e professora do Curso de Pós Graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos, ambos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: betheaug@gmail.com.
  • Valeria da Silva Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: valeria.vieira@ifrj.edu.br.

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Publicado

31-01-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AUGUSTINHO, Elizabeth; VIEIRA, Valeria da Silva. Os cursos de licenciatura em ciências e a preparação de professores para atuar na educação de jovens e adultos. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e25118191, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n12023.18191. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/18191.. Acesso em: 22 dez. 2024.