A fragmentação do conhecimento e as escolas a partir do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n22023.19084

Palavras-chave:

fragmentação do conhecimento, escola, educação

Resumo

Este estudo tem o propósito de discutir sobre o papel da escola no processo de educação da sociedade a partir do século XX e a maneira como o conhecimento é organizado e trabalhado nessas escolas. Para tanto, orientou-se na técnica bibliográfica, a partir de objetivos exploratórios. O conhecimento fragmentado e a especialização das ciências modernas proporcionaram ao longo do tempo melhorias na qualidade de vida das populações, contudo também trouxeram alguns inconvenientes, distanciando o homem da realidade e produzindo nele uma consciência esmigalhada, fenômeno denominado por Japiassu (1976) como a “Patologia do Saber”. Isso poderia ser combatido pelas escolas, porém o que pudemos observar é que ainda há a estruturação de um ensino fragmentado com disciplinas escolares bem definidas e delimitadas, trabalhadas de maneira isolada e sem articulação entre os saberes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago da Silva, Prefeitura Municipal de São Bernardo/SP
    Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCSC). Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de São Bernardo/SP - Brasil. E-mail: titiedfisica@gmail.com.
  • Ivo Ribeiro de Sá, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul/SP
    Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCSC) - São Caetano do Sul/SP - Brasil. E-mail: ivo.sa@online.uscs.edu.br.
  • Wagner Cotrim Gomes, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santo André/SP
    Mestre em Docência e Gestão Educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCSC). Professor de Educação Física na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santo André/SP - Brasil. E-mail: wagnercotrimgomes1969@gmail.com.

Referências

BITTAR, M.; BITTAR, M. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, jul./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.17497. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17497. Acesso em: 24 set. 2022.

BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F.; MOROSINI, M. Apresentação. In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F.; MOROSINI, M. (org.). Educação Superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 9-13.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

PILETTI, N. História da educação no Brasil. 7. ed. São Paulo: Ática, 2006.

RIBEIRO, P. R. M. Educação Escolar no Brasil: Problemas, Reflexões e Propostas. Coleção Textos, v. 4. Araraquara: UNESP, 1990.

RIBEIRO, P. R. M. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia, FFCLRP – USP, Rib. Preto, n. 4, p. 15-30, fev./jul. 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X1993000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/DDbsxvBrtzm66hjvnLDdfDb/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 12 jul. 2023.

SILVA, T. Educação Física e as áreas de conhecimento: A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2022. Disponível em: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/835. Acesso em: 12 jul 2023.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2007.

TRINDADE, S. A.; MENEZES, I. R. A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início da século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 9, n. 36, p. 124-135, dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639645. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639645. Acesso em: 30 set. 2022.

Publicado

08-08-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVA, Thiago; SÁ, Ivo Ribeiro; GOMES, Wagner Cotrim. A fragmentação do conhecimento e as escolas a partir do século XX. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e25219084, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.19084. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19084.. Acesso em: 21 nov. 2024.