A fragmentação do conhecimento e as escolas a partir do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n22023.19084

Palavras-chave:

fragmentação do conhecimento, escola, educação

Resumo

Este estudo tem o propósito de discutir sobre o papel da escola no processo de educação da sociedade a partir do século XX e a maneira como o conhecimento é organizado e trabalhado nessas escolas. Para tanto, orientou-se na técnica bibliográfica, a partir de objetivos exploratórios. O conhecimento fragmentado e a especialização das ciências modernas proporcionaram ao longo do tempo melhorias na qualidade de vida das populações, contudo também trouxeram alguns inconvenientes, distanciando o homem da realidade e produzindo nele uma consciência esmigalhada, fenômeno denominado por Japiassu (1976) como a “Patologia do Saber”. Isso poderia ser combatido pelas escolas, porém o que pudemos observar é que ainda há a estruturação de um ensino fragmentado com disciplinas escolares bem definidas e delimitadas, trabalhadas de maneira isolada e sem articulação entre os saberes.

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Biografia do Autor

  • Thiago da Silva, Prefeitura Municipal de São Bernardo/SP
    Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCSC). Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de São Bernardo/SP - Brasil. E-mail: titiedfisica@gmail.com.
  • Ivo Ribeiro de Sá, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul/SP
    Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCSC) - São Caetano do Sul/SP - Brasil. E-mail: ivo.sa@online.uscs.edu.br.
  • Wagner Cotrim Gomes, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santo André/SP
    Mestre em Docência e Gestão Educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UCSC). Professor de Educação Física na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santo André/SP - Brasil. E-mail: wagnercotrimgomes1969@gmail.com.

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Publicado

08-08-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVA, Thiago; SÁ, Ivo Ribeiro; GOMES, Wagner Cotrim. A fragmentação do conhecimento e as escolas a partir do século XX. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e25219084, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.19084. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19084.. Acesso em: 22 dez. 2024.