Institutos Federais: entre o excesso de passado e a incerteza do futuro
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n32023.20710Palavras-chave:
institutos federais, identidade institucional, historicidade, educação emancipadora, ensino integradoResumo
Este trabalho faz uma análise da política de criação dos Institutos Federais, quinze anos após sua implementação, no que diz respeito à sua identidade institucional. O estudo se concentra na reflexão acerca da identidade dos Institutos Federais (IFs): instituições multicampi, marcadas pela diversidade de cursos, modalidades e níveis de ensino, bem como com histórias e contextos sociais diferentes. Para isso, o artigo foca sua atenção na análise do objeto a partir da categoria historicidade: busca-se entender como o ensino profissional foi concebido no Brasil ao longo do tempo e os impactos que essas visões e disputas desempenharam na identidade dos Institutos Federais. A partir desse debate, infere-se para as perspectivas futuras da instituição, frente aos desafios que atualmente estão colocados. A título de conclusão, o estudo reconhece a potencialidade da política em análise no que diz respeito à oferta de educação emancipadora, sem deixar de apontar para dilemas, desafios, contradições e ameaças que a Rede Federal precisa enfrentar.Downloads
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