Educação Quilombola: um olhar sobre possibilidades e desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Cabo Frio

Autores

  • Maíra Freitas Cardoso Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Cabo Frio/RJ https://orcid.org/0000-0002-5750-3894
  • Severino Joaquim Correa Neto Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus  Macaé/RJ https://orcid.org/0000-0001-8287-1392

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n32024.21861

Palavras-chave:

IFF Campus Cabo Frio, comunidades quilombolas, educação quilombola, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

No passado, os quilombos representaram a resistência dos escravos às desumanidades sofridas. As comunidades quilombolas apresentam características culturais específicas, e seguem uma história de luta, tentando garantir seus direitos previstos nos instrumentos legais. Diante disso, este trabalho buscou analisar as possibilidades de formação educacional ofertadas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Cabo Frio para as comunidades quilombolas da Região dos Lagos, bem como as condições de formação que tais comunidades gostariam que fossem atendidas pela instituição. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho aplicado e explicativo, a fim de um exame qualitativo das informações, recolhidas por meio de pesquisa bibliográfica, e coleta de dados por intermédio de um estudo de caso. A partir dessas informações obtidas por questionário respondido pelos quilombolas, compreendeu-se a importância dos cursos de capacitação para essas pessoas no sentido de ampliar seus conhecimentos, bem como uma forma de levar novos conhecimentos às suas comunidades e áreas de atuação. Perceberam-se também as questões do transporte e da distância como desafios preponderantes para acesso dessas comunidades ao Instituto.

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Biografia do Autor

  • Maíra Freitas Cardoso, Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Cabo Frio/RJ
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Assistente em Administração do Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Cabo Frio/RJ – Brasil. E-mail: mairafcard@hotmail.com.
  • Severino Joaquim Correa Neto, Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus  Macaé/RJ
    Doutor em Ciências da Educação. Pós-doutor em Educação pela Universidade Ibero Americana. Diretor de Relações Institucionais e Professor do Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus  Macaé/RJ – Brasil. E-mail: profnetoseverino@gmail.com.

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Publicado

14-04-2025

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Seção

Artigos Originais

Como Citar

CARDOSO, Maíra Freitas; CORREA NETO, Severino Joaquim. Educação Quilombola: um olhar sobre possibilidades e desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Cabo Frio. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 3, p. e26321861, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n32024.21861. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/21861.. Acesso em: 17 abr. 2025.