Aprender ciências de uma forma lúdica, utilizando a dinâmica da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n32024.23378Palavras-chave:
conhecimento prévio, aprendizagem, jogo de cartas, cadeia alimentarResumo
Atualmente, é necessário renovar as formas como os professores transmitem os conhecimentos aos alunos. Por isso, as dinâmicas em sala de aula, como o jogo de seguir regras, a dramatização e os jogos, são estratégias importantes a serem utilizadas em sala de aula. O presente estudo tem como objetivo auxiliar a construção do conhecimento através de dinâmicas de cadeia alimentar temáticas, apoiando-se nos conhecimentos prévios dos alunos. Para o levantamento das concepções prévias dos alunos, foi aplicado um questionário a um total de 55 alunos (entre 11 e 13 anos) de uma escola pública da cidade de São Pedro da Aldeia (Estado do Rio de Janeiro, Brasil). Verificou-se que, apesar de alguns alunos já terem conhecimento do tema abordado, ainda apresentavam várias concepções equivocadas. Após a dinâmica, o mesmo questionário foi novamente aplicado para comparar com as respostas anteriores dos alunos. Os conhecimentos dos alunos relacionados durante a dinâmica com o tema da cadeia alimentar melhoraram significativamente. As propostas de aulas com jogos associados a conhecimentos prévios são ferramentas que podem ajudar a melhorar a aprendizagem, pois esse tipo de aula atrai a atenção dos alunos.Downloads
Referências
AMJAD, H.; MUHAMMAD, Y. Teaching Students with Down Syndrome: Perspectives of Special School Teachers and Psychologists. Journal of Inclusive Education, vol. 3, no. 1, p. 127-143, 2019. Available at: https://ojs.aiou.edu.pk/index.php/jie/article/view/2574. Accessed: 22 April 2025.
BAHRANI, T.; SIM, T. S. Informal language learning setting: Technology or social interaction? The Turkish Online Journal of Educational Technology, vol. 11, no. 2, p. 142-149, 2012. Available at: https://tojet.net/articles/v11i2/11215.pdf. Accessed: 22 April 2025.
BELARMINO, F. S.; SANTOS, C. A.; BALTAR, S. L. S. M. A.; BEZERRA, M. L. M. B. O jogo como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências: experiências com o tabuleiro da cadeia alimentar. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., 2015, Arapiraca. Anais […]. p. 1-14.
BODROVA, E.; LEONG, D. J. Vygotskian and Post-Vygotskian Views on Children’s Play. American Journal of Play, vol. 7, no. 3, p. 371-388, 2015. Available at: https://www.museumofplay.org/app/uploads/2022/01/7-3-article-vygotskian-and-post-vygotskian-views.pdf. Accessed: 22 April 2025.
CARDINALE, B. J.; DUFFY, J. E.; GONZALEZ, A.; HOOPER, D. U.; PERRINGS, C.; VENAIL, P.; NARWANI, A.; MACE, G. M.; TILMAN, D.; WARDLE, D. A.; KINZIG, A. P.; DAILY, G. C.; LOREAU, M.; GRACE, J. B.; LARIGAUDERIE, A.; SRIVASTAVA; D. S.; NAEEM, S. Biodiversity loss and its impact on humanity. Nature, vol. 486, no. 7401, p. 59-67, 2012. DOI: https://doi.org/10.1038/nature11148. Available at: https://www.nature.com/articles/nature11148. Accessed: 12 March 2024.
CARDOSO, D. C.; CRISTIANO, M. P.; ARENT, C. O. Development of new didactic materials for teaching Science and Biology: The importance of the new education practices. OnLine Journal of Biological Sciences, vol. 9, no. 1, p. 1-5, 2009. DOI: https://doi.org/10.3844/ojbsci.2009.1.5. Available at: https://thescipub.com/abstract/ojbsci.2009.1.5. Accessed: 12 March 2024.
CHENG, X. Knowledge of mediation and its implementation among secondary school EFL teachers in China. Theory and Practice in Language Studies, vol. 1, no. 9, p. 1111-1121, 2011. DOI: https://doi.org/10.4304/tpls.1.9.1111-1121 Available at: https://www.academypublication.com/issues/past/tpls/vol01/09/09.pdf. Accessed: 12 March 2024.
DACOMBE, R.; MORROW, E. A. Developing immersive simulations: The potential of theater in teaching and learning in political studies. PS - Political Science and Politics, vol. 50, no. 1, p. 209-213, 2017. DOI: https://doi.org/10.1017/S1049096516002456. Available at: https://www.cambridge.org/core/journals/ps-political-science-and-politics/article/developing-immersive-simulations-the-potential-of-theater-in-teaching-and-learning-in-political-studies/6B02FFEB94985CCF798C364DEB5EEAE1. Accessed: 12 March 2024.
DUNLOSKY, J.; RAWSON, K. A.; MARSH, E. J.; NATHAN, M. J.; WILLINGHAM, D. T. Improving students’ learning with effective learning techniques: Promising directions from cognitive and educational psychology. Psychological Science in the Public Interest, Supplement, vol. 14, no. 1, p. 4-58, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1529100612453266. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1529100612453266. Accessed: 12 March 2024.
FRYKEDAL, K. F.; CHIRIAC, E. H. Student Collaboration in Group Work: Inclusion as Participation. International Journal of Disability, Development and Education, vol. 65, no. 2, p. 183-198, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1034912X.2017.1363381. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1034912X.2017.1363381. Accessed: 12 March 2024.
GIAM, X. Global biodiversity loss from tropical deforestation. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, vol. 114, no. 23, p. 5775-5777, 2017. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1706264114. Available at: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1706264114. Accessed: 22 April 2025.
GROSSER, M.; WAAL, E. Recentering the teacher: From transmitter of knowledge to mediator of learning. Education as Change, vol. 12, no. 2, p. 41-57, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/16823200809487206. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/16823200809487206. Accessed: 12 March 2024.
HAILIKARI, T.; KATAJAVUORI, N.; LINDBLOM-YLANNE, S. The relevance of prior knowledge in learning and instructional design. American Journal of Pharmaceutical Education, vol. 72, no. 5, p. 1-8, 2008.
HAMAMORAD, A. M. Teacher as Mediator in the EFL Classroom: a Role to Promote Students’ Level of Interaction, Activeness, and Learning. International Journal of English Language Teaching, vol. 4, no. 1, p. 64-70, 2016. Available at: https://eajournals.org/ijelt/vol-4-issue-1-january-2016/teacher-as-mediator-in-the-efl-classroom-a-role-to-promote-students-level-of-interaction-activeness-and-learning/. Accessed: 12 March 2024.
HARTWEG, B.; BIFFI, D.; DE LA FUENTE, Y.; MALKOC, U.; PATTERSON, M. E.; PEARCE, E.; STEWART, M. A.; WEINBURGH, M. Peruvian Food Chain Jenga: Learning Ecosystems with an Interactive Model. School Science and Mathematics, vol. 117, no. 6, p. 229-238, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/ssm.12230. Available at: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ssm.12230. Accessed: 12 March 2024.
HERBERT, S.; LYNCH, J. Classroom Animals provide more than just Science Education. Science and Education, vol. 26, no. 1-2, p. 107-123, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-017-9874-6. Available at: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-017-9874-6. Accessed: 12 March 2024.
KEANE, E.; ALDRIDGE, F. J.; COSTLEY, D.; CLARK, T. Students with autism in regular classes: A long-term follow-up study of a satellite class transition model. International Journal of Inclusive Education, vol. 16, no. 10, p. 1-17, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/13603116.2010.538865. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13603116.2010.538865. Accessed: 22 April 2025.
LUNARDI, V. O.; FRANCISCO, M. R.; ROCHA, G. T.; GOLDSCHMIDT, B.; GALETTI JUNIOR, P. M. Karyotype description of two Neotropical Psittacidae species: the endangered Hyacinth Macaw, and the Hawk-headed Parrot, (Psittaciformes: Aves), and its significance for conservation plans. Genetics and Molecular Biology, vol. 26, no. 3, p. 283-287, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-47572003000300011. Available at: https://www.scielo.br/j/gmb/a/dyJMcv4xgnCQRy6mPMQGxyb/. Accessed: 12 March 2024.
MORAES-BARROS, N.; GIORGI, A. P.; SILVA, S.; MORGANTE, J. S. Reevaluation of the Geographical Distribution of Bradypus tridactylus Linnaeus, 1758 and B. variegatus Schinz, 1825. Edentata, vol. 11, no. 1, p. 53-61, 2010. DOI: https://doi.org/10.1896/020.011.0110. Available at: https://bioone.org/journals/edentata/volume-11/issue-1/020.011.0110/Reevaluation-of-the-Geographical-Distribution-of-Bradypus-tridactylus-Linnaeus-1758/10.1896/020.011.0110.full. Accessed: 12 March 2024.
MORAN, E. F. Deforestation and land use in the Brazilian Amazon. Human Ecology, vol. 21, no. 1, p. 1-21, 1993. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00890069. Available at: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00890069. Accessed: 22 April 2025.
MUSTAFA, G. M. M. Learning with Each Other: Peer Learning as an Academic Culture among Graduate Students in Education. American Journal of Educational Research, vol. 5, no. 9, p. 944-951, 2017. Available at: https://www.sciepub.com/education/abstract/8097. Accessed: 22 April 2025.
PAZ, A. M.; ABEGG, I.; ALVES FILHO, J. P.; OLIVEIRA, V. L. B. Modelos e Modelizações no Ensino: Um Estudo da Cadeia Alimentar. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), vol. 8, no. 2, p. 157-170, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080205. Available at: https://www.scielo.br/j/epec/a/VnkmpCkDhwjnYyt4tVBQ5Lj. Accessed: 12 March 2024.
PIAGET, J. Fazer e compreender. Trad. Christina L. de P. Leite. São Paulo: Melhoramentos; Edusp, 1978. 186p.
PIAGET, J. La Formation du symbole chez L’enfant: imitation, jeu et rêve, image et représentation. Neuchâtel/Paris: Delachaux et Niestlé, 1945.
PIAGET, J. Origins of intelligence in the child. London: Routledge & Kegan Paul, 1936.
PIVATTO, W. B. Os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto referencial para o planejamento de aulas de matemática: Análise de uma atividade para o estudo de geometria esférica. Revemat, vol. 9, no. 1, p. 43-57, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p43. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2014v9n1p43. Accessed: 22 April 2025.
PRESTON, C. Food Webs: Implications for Instruction. The American Biology Teacher, vol. 80, no. 5, p. 331-338, 2018. DOI: https://doi.org/10.1525/abt.2018.80.5.331. Available at: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/80/5/331/91935/Food-Webs-Implications-for-Instruction?redirectedFrom=fulltext. Accessed: 12 March 2024.
PUIGSERVER, A. M. Special Educational Needs in the Mainstream Classroom. A didactic proposal for teaching English as a Foreign Language to dyslexic students. VERBEIA, vol. 1, no. 1, p. 39-58, 2017. DOI: https://doi.org/10.57087/Verbeia.2017.4033. Available at: https://journals.ucjc.edu/VREF/article/view/4033. Accessed: 22 April 2025.
ROSEGARD, E.; WILSON, J. Capturing students’ attention: An empirical study. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, vol. 13, no. 5, p. 1-20, 2013. Available at: https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/josotl/article/view/3891. Accessed: 22 April 2025.
RSTUDIO. RStudio Team. RStudio: Integrated Development for R. RStudio, PBC, Boston, MA, 2020. Available at: https://www.rstudio.com/authors/rstudio-team/. Accessed: 12 March 2024.
SARABANDO, C.; CRAVINO, J. P.; SOARES, A. A. Contribution of a Computer Simulation to Students’ Learning of the Physics Concepts of Weight and Mass. Procedia Technology, vol. 13, p. 112-121, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.protcy.2014.02.015. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212017314000255. Accessed: 12 March 2024.
SCARANO, F. R.; CEOTTO, P. Brazilian Atlantic forest: impact, vulnerability, and adaptation to climate change. Biodiversity and Conservation, vol. 24, p. 2319-2331, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10531-015-0972-y. Available at: https://link.springer.com/article/10.1007/s10531-015-0972-y. Accessed: 12 March 2024.
SETYAWATI, D.; SHAW, R. The Media as Social Watch in Forest Management: Indonesia Experience. Journal of Mass Communication & Journalism, vol. 5, no. 5, p. 1-7, 2015. Available at: https://www.hilarispublisher.com/open-access/the-media-as-social-watch-in-forest-management-indonesia-experience-2165-7912-1000258.pdf. Accessed: 22 April 2025.
SILVA, M. E.; MASKIEWICZ, A. C. Understanding Causal Relationships in Food Webs Using “Data-Rich Problem” Tasks. The American Biology Teacher, vol. 78, no. 8, p. 635-641, 2016. DOI: https://doi.org/10.1525/abt.2016.78.8.635. Available at: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/78/8/635/18860/Understanding-Causal-Relationships-in-Food-Webs?redirectedFrom=fulltext. Accessed: 12 March 2024.
SINGH, A.; YEH, C. J., VERMA, N.; DAS, A. K. Overview of attention deficit hyperactivity disorder in young children. Health Psychology Research, vol. 3, no. 2, p. 23-35, 2015. Available at: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26973960/. Accessed: 12 March 2024.
VYGOTSKY, L. S. Mladencheskij vozrast. In: L. S. Vygotsky, Sobranie sochinenij. Moscow: Pedagogika. 1984. (Detskaja psikhologija, v. 4, p. 269-317).
ZIRAWAGA, V. S.; OLUSANYA, A. I.; MADUKU, T. Gaming in education: Using games a support tool to teach History. Journal of Education and Practice, vol. 8, no. 15, p. 55-64, 2017. Available at: https://iiste.org/Journals/index.php/JEP/article/view/37034. Accessed: 22 April 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Judson da Cruz Lopes da Rosa, Daiane da Cruz Rosa Almeida, Valdir Braz da Silva Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).