Design e meliponicultura: experiências acadêmicas em sustentabilidade na Universidade Federal de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n22024.23407Palavras-chave:
meliponicultura, práticas acadêmicas, sustentabilidade, design e territórioResumo
Este artigo relata as práticas acadêmicas voltadas à meliponicultura realizadas no Bacharelado em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora em 2023, com foco na integração entre design e sustentabilidade. A metodologia adotada inclui um relato estruturado em três etapas: (i) o desenvolvimento de caixas de abelhas nas disciplinas Prática de Produto I e II, para o meliponário do Jardim Botânico da UFJF; (ii) a criação da identidade visual e sinalização da “Trilha do Mel”, um projeto de educação ambiental; e (iii) a organização da feira de sustentabilidade na disciplina Prática Gráfica I, na qual a meliponicultura foi um dos temas abordados. O relato é complementado por entrevistas com professores e alunos envolvidos. Os resultados destacam o impacto positivo na visibilidade da meliponicultura e o aprimoramento da percepção sobre os benefícios da interação entre o Design e a comunidade acadêmica.Downloads
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