Design e meliponicultura: experiências acadêmicas em sustentabilidade na Universidade Federal de Juiz de Fora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n22024.23407

Palavras-chave:

meliponicultura, práticas acadêmicas, sustentabilidade, design e território

Resumo

Este artigo relata as práticas acadêmicas voltadas à meliponicultura realizadas no Bacharelado em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora em 2023, com foco na integração entre design e sustentabilidade. A metodologia adotada inclui um relato estruturado em três etapas: (i) o desenvolvimento de caixas de abelhas nas disciplinas Prática de Produto I e II, para o meliponário do Jardim Botânico da UFJF; (ii) a criação da identidade visual e sinalização da “Trilha do Mel”, um projeto de educação ambiental; e (iii) a organização da feira de sustentabilidade na disciplina Prática Gráfica I, na qual a meliponicultura foi um dos temas abordados. O relato é complementado por entrevistas com professores e alunos envolvidos. Os resultados destacam o impacto positivo na visibilidade da meliponicultura e o aprimoramento da percepção sobre os benefícios da interação entre o Design e a comunidade acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andre Carvalho Mol Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG
    Doutor em Design pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Professor Efetivo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: andre.mol@ufjf.br.
  • Juan de Lima Costa e Silva
    Graduando em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: juandelima.csilva@outlook.com.
  • Iago Augusto Campos de Paula
    Graduando em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: iagoac.paula@gmail.com.
  • Eduardo Schmitt Sampaio
    Graduando em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: est.eduardoschmitt@outlook.com.
  • Gabriel Pereira da Veiga
    Graduando em Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG – Brasil. E-mail: gabrielp.veiga@hotmail.com

Referências

AECA. Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas. Marco Conceptual de la Responsabilidad Social Corporativa. Documento nº 1. Madrid, España, 2004. (Documentos AECA serie Responsabilidad Social Corporativa).

BARTH, M; RIECKMANN, M. Academic staff development as a catalyst for curriculum change towards education for sustainable development: an output perspective. Journal of Cleaner Production, Elsevier, v. 26, p. 28-36, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2011.12.011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652611005361. Acesso em: 2024.

BENATTI, L. P.; XAVIER, S. R. (org.). Meliponicultura e Design: uma abordagem pedagógica. Juiz de Fora: GEDIP, 2023.

CALAZANS, C. C. Diversidade e abundância de visitantes florais e sua influência na qualidade de frutos em pomares de goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) no alto sertão sergipano. 2019. 40 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Biodiversidade) ‒ Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, 2019.

GIANNINI, T. C.; BOFF, S.; CORDEIRO, G. D.; CARTOLANO JR., E. A.; VEIGA, A. K.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; SARAIVA, A. M. Crop pollinators in Brazil: a review of reported interactions. Apidologie, v. 46, p. 209-223, Mar 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s13592-014-0316-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13592-014-0316-z. Acesso em: 2024.

GONZALEZ, M. K. C.; ABREU, B. T. R. Análise do ensino de práticas sustentáveis em cursos de graduação em Design de Moda no Distrito Federal. In: ENSUS, 11., 2023, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, SC: UFSC, 2023. DOI: https://doi.org/10.29183/2596-237x.ensus2023.v11.n1.p31-42. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246951. Acesso em: 2024.

KRUCKEN, L. Conexões criativas entre pessoas e lugares: possíveis ações do designer em projetos no território. In: OLIVEIRA, A. J.; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. (org.). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.

KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

LEAL FILHO, W.; SKANAVIS, C.; KOUNANI, A.; BRANDLI, L. L.; SHIEL, C.; PAÇO, A.; PACE, P.; MIFSUD, M.; BEYNAGHI, A.; PRICE, E.; SALVIA, A. L.; WILL, M.; SHULA, K. The role of planning in implementing sustainable development in a higher education context. Journal of Cleaner Production, Elsevier, v. 235, p. 678-687, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.06.322. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652619322991?via%3Dihub. Acesso em: 2024.

LIBRELOTTO, L. I.; FERROLI, P. C.; DOEHL, Y. C.; PRADA, J. C.; DIAS, P. H. L. Ações de desenvolvimento educacional para pesquisa, ensino e extensão em materiais e processos. In: ENSUS, 11., 2023, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, SC: UFSC, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246968 Acesso em: 2024.

MANZINI, E. Design, when everybody designs: an introduction to design for social innovation. Cambridge: MIT Press, 2015.

MANZINI, E. Livable proximity: ideas for the city that cares. Milão: EGEA Spa, 2021.

MARTINS, M; SANO, P. T. Biodiversidade tropical. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 2024.

PINTO, L. S. C. C. S. Design e sustentabilidade na prática: a valorização do território como uma possibilidade. In: PEREIRA, A. F.; DEL GAUDIO, C. (org.). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2021. v. 2, p. 133-144. DOI: https://doi.org./10.5151/9786555500493-10. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/10-22435. Acesso em: 2024.

SILVA, A. C. M. Identificação de materiais nas embalagens de café: símbolos visuais de sustentabilidade e corresponsabilidade do consumidor. 2023. 212 f. Tese (Doutorado em Design) ‒ Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Edição

Seção

Dossiê Temático: ENSUS 2024: XII Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Como Citar

MOL, Andre; SILVA, Juan de Lima Costa e; PAULA, Iago Augusto Campos; SAMPAIO, Eduardo Schmitt; VEIGA, Gabriel Pereira. Design e meliponicultura: experiências acadêmicas em sustentabilidade na Universidade Federal de Juiz de Fora. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e26223407, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n22024.23407. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23407.. Acesso em: 8 jan. 2025.