Motivações, impressões e emoções: o programa de internacionalização “Global Classes” da PUCPR sob o olhar dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23414

Palavras-chave:

emoções na aprendizagem, ensino em segunda língua, internacionalização em casa

Resumo

Com a busca pelos processos de internacionalização no Ensino Superior as universidades brasileiras também passaram a incorporar programas que contribuam para esse contexto. Com base nisso, esse trabalho buscou investigar o perfil e perspectiva dos alunos inseridos nas disciplinas Global Classes disponibilizadas pelo programa de Internacionalização em Casa da PUCPR, a partir de um questionário respondido por 97 estudantes buscando compreender suas motivações e emoções, por meio de revisão bibliográfica. Como resultados, viu-se que o perfil dos participantes é composto em 70% por indivíduos que já cursaram o idioma da disciplina, o que favorece em emoções de confiança, calma e entusiasmo sobre a língua e conteúdo. Entretanto, ainda há emoções desreguladoras que podem ser motivadas pela falta de monitores em sala, visto que 66,7% dos alunos não possuem essa possibilidade. Com isso, conclui-se que as disciplinas oferecem uma base favorecedora para integração e aquisição, em conjunto com os conteúdos próprios dos cursos e as dinâmicas de cada área, mas percebe-se que isso pode ser amplificado, já que a construção de um emocional adepto auxilia na autorregulação e busca individual de cada estudante pela aquisição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Katleen Hack da Silva
    Mestranda no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR – Brasil. E-mail: katleen.silva@pucpr.edu.br.
  • Karina Aires Reinlein Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba/PR
    Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba, PR – Brasil. E-mail: karina.reinlein@pucpr.br.   

Referências

BARANZELI, C. Modelo de internacionalização em casa – IaH. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019. p. 189-201. Disponível em: https://editora.pucrs.br/download/livros/1383.pdf. Acesso em: 23 fev. 2024.

DÖRNYEI, Z. The L2 Motivational Self System. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. (ed.). Motivation, Language Identity and the L2 Self. [S.l.]: Multilingual Matters, 2009. p. 9-42.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

IWANIEC, J. Motivation of pupils from southern Poland to learn English. System, v. 45, p. 67-78, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2014.05.003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X14000888. Acesso em: 1 abr. 2023.

KNIGHT, J. Concepts, rationales, and interpretive frameworks in the internationalization of higher education. In: DEARDOFF, D. K.; DE WIT, H.; HEYL, J. D.; ADAMS, T. (ed.). The SAGE handbook of international higher education. London: SAGE Publications Inc, 2012. p. 27-42. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kVPwBLnFGRQC&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 1 abr. 2023.

NUNES, L. B. Competências cognitivas e socioemocionais: Possibilidades estratégicas de Internacionalização. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019. p. 203-219. Disponível em: https://editora.pucrs.br/download/livros/1383.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Plano estratégico de internacionalização – 2023-2028. Curitiba: [PUCPR], 2023.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Programa PUCPR Global Classes Manual. Curitiba: [PUCPR], 2018.

SERNA-BERMEJO, I.; LASAGABASTER, D. Why do students choose EMI courses? An analysis of their motivational drives. Porta Linguarum, n. 40, 2023. Disponível em: https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/83564/13.%2bIRATXE%2bSERNA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jun. 2025.

WATERMAN, J.; FIGUEIREDO, E. H. D; FINARDI, K. R. Emotions of L2 Learners in Different Contexts and Modes. Studies in English Language Teaching, v. 11, n. 2, 2023.

YUKSEL, D.; SORUÇ, A.; HORZUM, B.; MCKINLEY, J. Examining the role of English language proficiency, language learning anxiety, and self-regulation skills in EMI students’ academic success. Studies in Second Language Learning and Teaching, Kalisz, v. 13, n. 2, p. 399-426, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1397297.pdf. Acesso em: 11 set. 2025.

Downloads

Publicado

09-10-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVA, Katleen Hack; FERNANDES, Karina Aires Reinlein. Motivações, impressões e emoções: o programa de internacionalização “Global Classes” da PUCPR sob o olhar dos estudantes. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123414, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23414. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23414.. Acesso em: 18 out. 2025.