Motivações, impressões e emoções: o programa de internacionalização “Global Classes” da PUCPR sob o olhar dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23414Palavras-chave:
emoções na aprendizagem, ensino em segunda língua, internacionalização em casaResumo
Com a busca pelos processos de internacionalização no Ensino Superior as universidades brasileiras também passaram a incorporar programas que contribuam para esse contexto. Com base nisso, esse trabalho buscou investigar o perfil e perspectiva dos alunos inseridos nas disciplinas Global Classes disponibilizadas pelo programa de Internacionalização em Casa da PUCPR, a partir de um questionário respondido por 97 estudantes buscando compreender suas motivações e emoções, por meio de revisão bibliográfica. Como resultados, viu-se que o perfil dos participantes é composto em 70% por indivíduos que já cursaram o idioma da disciplina, o que favorece em emoções de confiança, calma e entusiasmo sobre a língua e conteúdo. Entretanto, ainda há emoções desreguladoras que podem ser motivadas pela falta de monitores em sala, visto que 66,7% dos alunos não possuem essa possibilidade. Com isso, conclui-se que as disciplinas oferecem uma base favorecedora para integração e aquisição, em conjunto com os conteúdos próprios dos cursos e as dinâmicas de cada área, mas percebe-se que isso pode ser amplificado, já que a construção de um emocional adepto auxilia na autorregulação e busca individual de cada estudante pela aquisição.Downloads
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