Saberes populares e memórias de alunas brasiguaias da modalidade EJA de uma escola do campo: conexões com a Etnomatemática

Autores

  • Adriana Lauxen Escola Estadual Nova Itamarati, Ponta Porã-MS
  • Airton José Vinholi Junior Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p97-110

Palavras-chave:

Mulheres, Memórias, Etnomatemática

Resumo

A trajetória de vida das alunas brasiguaias do campo possui marcas relevantes que podem contribuir, dependendo do processo pedagógico docente, para a promoção de ensino e aprendizagem, tendo em vista suas relações interculturais que convergem de forma propícia ao diálogo empírico e científico. Nesse sentido, a proposta central do artigo é trazer reflexões sobre as memórias baseadas em histórias de vida das mulheres brasiguaias da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual do Campo e as possíveis interfaces com a utilização matemática pedagógica desses conhecimentos em sala de aula. Propusemos questões de pesquisa que pudessem promover conexões entre a educação de jovens e adultos, a história de vida de alunas brasiguaias e a etnomatemática. Pretendemos, assim, dar início a uma reflexão sobre a fertilidade teórica e prática desse encontro temático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Lauxen, Escola Estadual Nova Itamarati, Ponta Porã-MS
    Professora de Matemática. Especialista em Estudos de Gênero e Interculturalidade pela UFGD (2013) e especialista em Educação do Campo pela UFMS (2014) – Campo Grande/MS – Brasil. E-mail: adrianalauxen@hotmail.com.
  • Airton José Vinholi Junior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campo Grande/MS
    Doutor em Educação pela UFMS. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Docente do IFMS – Campo Grande/MS - Brasil. E-mail: vinholi22@yahoo.com.br.

Publicado

27-04-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Saberes populares e memórias de alunas brasiguaias da modalidade EJA de uma escola do campo: conexões com a Etnomatemática. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 97–110, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n12018p97-110. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9988.. Acesso em: 27 abr. 2024.