El papel de las universidades: iniciativas en tiempos de pandemia y el desempeño del CAJUFF Macaé

Autores/as

  • Ully Hashimoto Mayerhofer Prefeitura Municipal de Macaé/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p463-474

Palabras clave:

Universidades, Iniciativas, Sociedad, Pandemia, CAJUFF Macaé

Resumen

Este trabajo está dedicado al estudio del papel de las universidades a través de las iniciativas desarrolladas por instituciones ubicadas en el municipio de Macaé que contribuyen a la sociedad, centrándose en los servicios y actividades dirigidas al período de la pandemia de Covid-19 y, más específicamente, el papel del CAJUFF Macaé. Es posible identificar un fuerte compromiso de las universidades ubicadas en Macaé, vinculado a la pasantía curricular obligatoria, proyectos de investigación y proyectos de extensión, especialmente durante el período de la pandemia. Se requería el contacto con las universidades, así como el acceso a los portales y documentos oficiales de los organismos involucrados. Por lo tanto, fue necesario adaptar las actividades para mitigar los impactos de la pandemia, utilizando sus recursos humanos e intelectuales. En este sentido, se destaca el desempeño de CAJUFF Macaé en el aspecto consultivo, brindando asistencia legal remota con respecto a los beneficios de emergencia del gobierno, con una gran demanda de la población. La elección temática busca mejorar las actividades que realizan las universidades a través de un análisis más profundo de CAJUFF Macaé, así como la importancia de la propia universidad, teniendo en cuenta su papel relevante en la sociedad.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ully Hashimoto Mayerhofer, Prefeitura Municipal de Macaé/RJ
    Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF / ICM Macaé). Desenvolve suas atividades na Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor/PROCON, vinculado à Prefeitura Municipal de Macaé/RJ – Brasil. E-mail: ullynha@yahoo.com.br.

Referencias

ARAGAKI, C. Universidade pública tem papel social, intelectual e econômica. Jornal da USP, 10 maio 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/universidade-publica-tem-papel-social-intelectual-e-economico/. Acesso em: 15 abr. 2020.

BERNHEIM, C. T.; CHAUI, M. S. Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento: cinco anos depois da Conferência sobre ensino superior. Brasília: UNESCO, 2008. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422POR.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 9, de 29 de setembro de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Lei 13.982, de 2 de abril de 2020. Altera a Lei 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para dispor sobre parâmetros adicionais de caracterização da situação de vulnerabilidade social para fins de elegibilidade ao benefício de prestação continuada (BPC), e estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19) responsável pelo surto de 2019, a que se refere a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13982.htm. Acesso em: 7 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria 1.886, de 30 de dezembro de 1994. Disponível em: http://www.zumbidospalmares.edu.br/pdf/legislacao-ensino-juridico.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

DANTAS, C. Coronavírus, Covid-19, Sars-Cov-2 e mais: veja a explicação para 16 termos usados na pandemia. G1, Globo, 24 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/24/coronavirus-covid-19-sars-cov-2-e-mais-veja-a-explicacao-para-16-termos-usados-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2020.

IGNACIO, J. O que são direitos sociais? Politize! 3 nov. 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/direitos-sociais-o-que-sao/. Acesso em: 15 abr. 2020.

MACAÉ, Prefeitura Municipal de. Auxílio emergencial: Macaé conta com mais um canal de atendimento. 16 abr. 2020a. Disponível em: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/auxilio-emergencial-macae-conta-com-mais-um-canal-de-atendimento. Acesso em: 20 abr. 2020.

MACAÉ (RJ). Prefeitura Municipal. Começa distribuição de máscaras fabricadas em Macaé. 3 abr. 2020b. Disponível em: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/comeca-distribuicao-de-mascaras-fabricadas-em-macae. Acesso em: 15 abr. 2020.

MACAÉ (RJ). Prefeitura Municipal. UFF-Macaé terá atendimento online para declaração do IR. 29 abr. 2020c. Disponível em: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/uff-macae-tera-atendimento-online-para-declaracao-do-ir. Acesso em: 29 abr. 2020.

OPAS. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. COVID-19. Folha informativa, 28 abr. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 28 abr. 2020.

SAIBA o que é uma pandemia. Instituto Lado a Lado pela Vida. 2020. Disponível em: http://ladoaladopelavida.org.br/detalhe-noticia-ser-informacao/saiba-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em: 10 abr. 2020.

SANTOS, C. C. C. M.; FERREIRA, M. V. R. Mediação: conscientização do tema no centro de assistência judiciária CAJUFF Macaé. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 1., setembro 2012, Niterói, RJ. Anais […].

SOBRE nós. Café com RH UFF/Macaé. Disponível em: http://www.caferhuffmacae.com.br/about.php#. Acesso em: 20 mar. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. CAJUFF. Portal UFF, [2017?]. Disponível em: http://icm.sites.uff.br/?page_id=275. Acesso em: 20 mar. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. CAJUFF Macaé é reconhecido como Núcleo de Prática Jurídica Professora Carla Fernandes de Oliveira. Portal UFF, ago. 2018. Disponível em: http://icm.sites.uff.br/?p=1367. Acesso em: 10 mar. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Histórico do ICM: da chegada da UFF em Macaé aos dias atuais. Portal UFF, out. 2019. Disponível em: http://icm.sites.uff.br/?page_id=190. Acesso em: 10 mar. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Centro de Assistência Jurídica da UFF de Macaé (Cajuff-Macaé) fará atendimento remoto à população. Portal UFF, 16 abr. 2020a. Disponível em: http://www.uff.br/?q=centro-de-assistencia-juridica-da-uff-de-macae-cajuff-macae-fara-atendimento-remoto-populacao. Acesso em: 20 abr. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Biblioteca da UFF Macaé com atividades online no Instagram. Portal UFF, 24 abr. 2020b. Disponível em: http://www.uff.br/?q=biblioteca-da-uff-macae-com-atividades-online-no-instagram. Acesso em: 25 abr. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Coronavírus: UFRJ Macaé realiza ações no combate à COVID-19. Portal UFF, 22 abr. 2020c. Disponível em: https://www.macae.ufrj.br/index.php/184-artigos-em-destaque/3047-coronavirus-ufrj-macae-realiza-acoes-no-combate-a-covid-19. Acesso em: 24 abr. 2020.

UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Empresa Júnior do curso de Direito da UFF Macaé (Destra) oferece consultoria gratuita para empreendedores. Portal UFF, 24 abr. 2020d. Disponível em: http://www.uff.br/?q=empresa-junior-do-curso-de-direito-da-uff-macae-destra-oferece-consultoria-gratuita-para&fbclid=IwAR2S9wEljarBjN_qqp6vKRA4TgO-7OZ2j-xdHp-f56foVIutpjuLYFlIq0g#.XqQcpTI0Vp0.whatsapp. Acesso em: 25 abr. 2020.

UFRJ. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Núcleo de Pesquisa e Meio Ambiente. Projeto de extensão do NUPEM/UFRJ promove capacitação para elaboração de adubo orgânico. Portal UFRJ, Macaé, 2020a. Disponível em: http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/1168-projeto-de-extensao-do-nupem-ufrj-promove-capacitacao-para-elaboracao-de-adubo-organico. Acesso em: 20 mar. 2020.

UFRJ. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Núcleo de Pesquisa e Meio Ambiente. Instituições públicas e privadas se unem para aumento de testes do COVID-19 e estabelecimento de laboratório de diagnóstico e pesquisa em Macaé. Portal UFRJ, Macaé, 2020b. Disponível em: https://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/1214-nupem-ufrj-instituicoes-publicas-e-privadas-se-unem-para-aumento-de-testes-do-covid-19-e-estabelecimento-de-laboratorio-de-diagnostico-e-pesquisa-em-macae. Acesso em: 20 abr. 2020.

UFRJ. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Núcleo de Pesquisa e Meio Ambiente. NUPEM/UFRJ recebe crianças para atividades científicas. Portal UFRJ, Macaé, 2020c. Disponível em: http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/1167-nupem-ufrj-recebe-criancas-para-atividades-cientificas. Acesso em: 20 mar. 2020.

VENTILADOR pulmonar emergencial criado por engenheiros da USP e aprovado nos testes. Jornal da USP, 22 abr. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ventilador-pulmonar-emergencial-criado-por-engenheiros-da-usp-e-aprovado-nos-testes/. Acesso em: 24 abr. 2020.

VICK, M. Como a pandemia afeta a produção científica no Brasil. Nexo Jornal, 13 abr. 2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/13/Como-a-pandemia-afeta-a-produ%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-no-Brasil. Acesso em: 20 abr. 2020.

Publicado

25-11-2020

Número

Sección

Dossier Temático: “Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local”

Cómo citar

MAYERHOFER, Ully Hashimoto. El papel de las universidades: iniciativas en tiempos de pandemia y el desempeño del CAJUFF Macaé. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 463–474, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p463-474. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15494.. Acesso em: 22 jul. 2024.