A Violência Virtual, a Real e o Insuportável: “Brilho Salvador”

Autores/as

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes CEFET Campos
  • Nelly Fabiola Padilla Gomes Universidade Nacional da Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20020001

Palabras clave:

.

Resumen

Atualmente a televisão faz parte da vida diária das crianças e de seu processo de desenvolvimento e socialização, proporcionando modelos que são imitados por elas e gerando comportamentos agressivos, relacionados com a freqüente exposição de cenas violentas da programação televisiva. Diante do quadro que se apresenta, faz-se necessário o trabalho conjunto e integral da família e dos educadores, encaminhando o pequeno telespectador a uma formação consciente e crítica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes, CEFET Campos
    Professor do CEFET Campos – Comunicador visual – UFRJ.
  • Nelly Fabiola Padilla Gomes, Universidade Nacional da Colômbia
    Médica Pediatra – Universidade Nacional da Colômbia. Licenciada em Ciências da Educação – Universidade Pedagógica Nacional / Bogotá.

Referencias

ALCÂNTARA, E. Mal exemplo na telinha. Revista Veja, São Paulo, 14 de fevereiro de 1996. p. 88.

BARROS, S. Influência das mídias sobre as crianças. Criança@.web. 1998. Disponível em: URL: www.cac.ufpe.br/labvirt/amostra/crianca/links.htm. Acesso em 12 de out. 1999.

BELLONI, M. Formação do telespectador: missão urgente da escola. Criança@.web. 1998. Disponível em URL: www.cac.ufpe.br/labvirt/amostra/crianca/links.htm. Acesso em 12 de out. 1999.

BERLO, D. El proceso de la comunicación: introducción a la teoría y la práctica. Buenos Aires: Editorial El Ateneo, 1977.

BRAZELTON, B. Su hijo: momentos claves en su desarrollo desde el periodo Norte. Rio de Janeiro: Interlivros, v.2, p. 29-42, mar./abr. 1999.

FUSARI, M. O educador e o desenho animado que a criança vê na televisão. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

KENSKI, V. M. Educando o telespectador: criança e adulto. In: Anais do Seminário Pedagogia da imagem, imagem na pedagogia, 1995. Niterói : UFF/Faculdade de Educação, 1996. p. 110-119.

McLUHAN, M. El medio es el masaje: un inventario de efectos. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1969.

REGO, T. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Secretaria da Justiça e da Segurança. Comitê de estudos da violência: Impacto sobre a criança e o adolescente. Porto Alegre, 1998. Disponível em URL: www.hcpa. ufrgs.br/psiq/viovalo.html. [capturado em 28 de set. 1999].

ROIG, H. Uma análise comunicacional da televisão na escola. In: LITWIN, Edith (org). Tecnologia Educacional: política, história e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WILLIS, E., STRASBURGER, V. Violência na mídia. In: HENNES, H., CALHOU, A. (Red.). Clínicas Pediátricas da América do Norte. Rio de Janeiro: Interlivros, v.2. p. 57-71. 1999.

Publicado

20-04-2010

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

GOMES, Luiz Claudio Gonçalves; GOMES, Nelly Fabiola Padilla. A Violência Virtual, a Real e o Insuportável: “Brilho Salvador”. Revista Vértices, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 7–12, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20020001. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20020001.. Acesso em: 22 nov. 2024.