A redefinição do papel da escola e do professor na sociedade atual

Autores/as

  • Amanda de Oliveira Ferreira
  • Maycon Jefferson José de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100028

Palabras clave:

Novas tecnologias, Professores, Escola, Sociedade

Resumen

Diante das mudanças provocadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, na sociedade atual, os professores encontram-se frente a mais um desafio: entender como estas mudanças afetam a escola e modificam seu papel na sala de aula. Este artigo pretende apontar as mudanças ocorridas na sociedade em decorrência das novas tecnologias e como elas modificam a função da escola e do professor na sociedade, sempre ressaltando que esse desafio requer primeiramente dos docentes admitir a existência da nova sociedade construída após a chegada das inovações tecnológicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Amanda de Oliveira Ferreira
    Licenciada em química pelo Instituto Federal Fluminense
  • Maycon Jefferson José de Souza
    Licenciado em biologia pelo Instituto Federal Fluminense

Referencias

ABREU, Luiz Cláudio Gomes de. Da voz à tela: a nova linguagem docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 24., Campo Grande, MS, 2001. Anais... Campo Grande, 2001. p. 178-178.

ABREU, Luiz Cláudio Gomes de. Mediação e emoção: A arte na aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 25., Salvador, 2002. Anais... Salvador, 2002. p. 188-188.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Estatísticas dos professores no Brasil. Brasília, DF, 2003. 53 p.

FONTANA, Roseli. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GARRIDO, Elza. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para professor. In: CASTRO, Amélia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 22 ed. São Paulo: Loyola, 2008.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004a.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Rev. técnica Edgard de Assis Carvalho. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2004b.

PARENTE, André; VAZ, Paulo. Ensino na era da informação. In: FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follian (Org.) e outros autores. Mídia e educação. Rio de Janeiro: Gryphus,1999. v.4.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32 ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.

TOSCHI, Mirza Seabra. Comunicação e Educação: Novas Tecnologias e Produção do conhecimento. ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8., Florianópolis, Santa Catarina, 1996. Anais...

TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998.

VASCONCELOS, Celso. A construção do conhecimento em sala de aula. 8 ed. São Paulo: Libertad, 1999.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. COLE, M.; SCRIBNER, S. et al (Orgs.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto et al. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

FERREIRA, Amanda de Oliveira; SOUZA, Maycon Jefferson José de. A redefinição do papel da escola e do professor na sociedade atual. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 165–176, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100028. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100028.. Acesso em: 21 nov. 2024.