A redefinição do papel da escola e do professor na sociedade atual
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100028Palabras clave:
Novas tecnologias, Professores, Escola, SociedadeResumen
Diante das mudanças provocadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, na sociedade atual, os professores encontram-se frente a mais um desafio: entender como estas mudanças afetam a escola e modificam seu papel na sala de aula. Este artigo pretende apontar as mudanças ocorridas na sociedade em decorrência das novas tecnologias e como elas modificam a função da escola e do professor na sociedade, sempre ressaltando que esse desafio requer primeiramente dos docentes admitir a existência da nova sociedade construída após a chegada das inovações tecnológicas.Descargas
Referencias
ABREU, Luiz Cláudio Gomes de. Da voz à tela: a nova linguagem docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 24., Campo Grande, MS, 2001. Anais... Campo Grande, 2001. p. 178-178.
ABREU, Luiz Cláudio Gomes de. Mediação e emoção: A arte na aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 25., Salvador, 2002. Anais... Salvador, 2002. p. 188-188.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Estatísticas dos professores no Brasil. Brasília, DF, 2003. 53 p.
FONTANA, Roseli. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GARRIDO, Elza. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para professor. In: CASTRO, Amélia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 22 ed. São Paulo: Loyola, 2008.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004a.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Rev. técnica Edgard de Assis Carvalho. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2004b.
PARENTE, André; VAZ, Paulo. Ensino na era da informação. In: FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follian (Org.) e outros autores. Mídia e educação. Rio de Janeiro: Gryphus,1999. v.4.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32 ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.
TOSCHI, Mirza Seabra. Comunicação e Educação: Novas Tecnologias e Produção do conhecimento. ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8., Florianópolis, Santa Catarina, 1996. Anais...
TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998.
VASCONCELOS, Celso. A construção do conhecimento em sala de aula. 8 ed. São Paulo: Libertad, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. COLE, M.; SCRIBNER, S. et al (Orgs.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto et al. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.