A influência dos aspectos textuais e da imagem na leitura de outdoors de publicidades de motel

Autores/as

  • Jaqueline Maria Almeida
  • Karine Lobo Castelano

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110025

Palabras clave:

Outdoors, Humor, Linguística textual

Resumen

O objetivo deste trabalho foi verificar como os elementos relação imagem/texto, intertextualidade e ambiguidade geram o efeito de humor na leitura das publicidades de motéis. Foram utilizadas doze figuras de publicidades de redes variadas de motéis como corpus de análise. Após a análise das figuras, demonstramos a importância e a complexidade relativa à leitura e à compreensão de enunciados que envolvem imagem, intertextualidade e ambiguidade. Esses elementos textuais, unidos ao conhecimento de mundo do leitor, são uma excelente fonte de produção de sentido para diversos gêneros, exercendo influência no efeito de sentido do texto e gerando o efeito de humor.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jaqueline Maria Almeida
    Graduada em Letras - Portugues/Literatura - Universidade Federal de Viçosa
  • Karine Lobo Castelano
    Mestranda em Cognição e Linguagem - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Referencias

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio eletrônico: século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Lexicon Informática, 1999.

ILARI, R.; GERALDI, J. W. Semântica. 10. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

POSSENTI, S. Humor de circunstância. Filologia e Linguística Portuguesa, v.9, p. 333-344, 2008.

SILVA, A. Interação verbal e não-verbal na leitura de histórias em quadrinhos. Vertentes, São João Del-Rei, n.30, p.138-145, 2007.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

ALMEIDA, Jaqueline Maria; CASTELANO, Karine Lobo. A influência dos aspectos textuais e da imagem na leitura de outdoors de publicidades de motel. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 57–78, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110025. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110025.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a