Uso de ambiente virtual de aprendizagem no apoio à aula presencial: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense

Autores/as

  • Helvia Pereira Pinto Bastos Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120049

Palabras clave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aprendizagem Híbrida, Software Moodle, Apoio tecnológico à aula tradicional

Resumen

O trabalho constitui um estudo de caso sobre uma experiência de aprendizagem híbrida (blended learning) com uso de ambiente virtual na plataforma Moodle, visando ampliar e apoiar atividades presenciais na disciplina "Métodos e Técnicas da Pesquisa", em um curso de Pós-Graduação lato sensu, no Instituto Federal Fluminense. O artigo descreve como o ambiente foi desenvolvido e o contexto de sua utilização. A validade da proposta pedagógica é analisada com base no questionário enviado aos alunos e em comentários feitos pelos mesmos em fórum de discussão.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Helvia Pereira Pinto Bastos, Instituto Federal Fluminense
    Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora do Instituto Federal Fluminense, Campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: helviabastos@yahoo.com.br.

Referencias

AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. SP: Moraes, 1982.

BEHAR, P. A. “Modelos pedagógicos em educação a distância”. In: BEHAR, P. A. (Org.) Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COLLIS, B., MOONEN, J. Flexible learning in a digital world: Experiences and expectations. London: Kogan-Page, 2001.

DEMO, P. Professor e pesquisa (8): dados empíricos. 2009. Disponível em: <http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/profpesq8.html>. Acesso em: jul. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

KENSKI, V. M. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., set. 2005, Florianópolis, SC. Anais... Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcc5.pdf>. Acesso: ago. 2011.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. “O professor em ambientes virtuais”. In COLL C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NEVADO, R. Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘ensino na rede’ à ‘aprendizagem em rede’. Salto para o Futuro. 2005. Disponível em: <http://tvescolasaltofcee.blogspot.com.br/2012/02/novas-formas-de-aprender-comunidades-de.html>. Acesso: jul. 2012.

OSGURTHORPE, R. T.; GRAHAM, C. R. Blended learning systems: Definitions and directions. Quarterly Review of Distance Education, v. 4, n. 3, p. 227-234, 2003.

PALLOFF, R.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PALLOFF, R.; PRATT, K.. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIAGET, J. Epistemologia genética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RAMMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

BASTOS, Helvia Pereira Pinto. Uso de ambiente virtual de aprendizagem no apoio à aula presencial: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 145–158, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120049. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120049.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a