Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ)

Autores/as

  • Silvia Alicia Martínez UENF
  • Jussara Scafira Mesquita Viana
  • Leandro Garcia Pinho UENF
  • Michele dos Santos da Silva Gama
  • Marcio Andrade Lyrio Baldes
  • Rafaela Machado

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120054

Palabras clave:

Patrimônio Histórico Educativo, Arquivo Histórico-Escolar, Liceu de Humanidades de Campos

Resumen

Neste artigo nos propomos a descrever e problematizar parte do percurso percorrido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão "Liceu de Humanidades de Campos: Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar)". Ao longo de sua trajetória, o Grupo foi composto por numerosos integrantes e sucessivos projetos que visam a preservação da memória histórica e educacional, a produção de estudos científicos e a divulgação do patrimônio educativo. Especial atenção será dada aos trabalhos desenvolvidos na última fase, relativos à divulgação do patrimônio e popularização da ciência. Esperamos, com o trabalho, oferecer subsídios para encorajar outros grupos de pesquisa, diretores, professores e a comunidade em geral no sentido de evitar o esquecimento do patrimônio histórico educativo, que tanto tem marcado nossa sociedade e tão pouca atenção do poder público tem despertado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Silvia Alicia Martínez, UENF
    Doutora em Educação, Professora Associada, UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: silviam@uenf.br.
  • Jussara Scafira Mesquita Viana
    Historiadora, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Leandro Garcia Pinho, UENF
    Doutor em Ciência da Religião (Universidade Federal de Juiz de Fora), Professor Associado, UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Michele dos Santos da Silva Gama
    Pedagoga, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Marcio Andrade Lyrio Baldes
    Licenciado em Geografia, graduando em Pedagogia, Bolsista PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Rafaela Machado
    Historiadora, Mestre em Sociologia Política, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.

Referencias

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

ESCOLANO, A. B. El espacio escolar como escenario y como representación. Teias, Revista da Faculdade de Educação/UERJ, Rio de Janeiro, n.1, jun. 2000.

ESCOLANO, A. B. Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2000.

ESCOLANO, A. B.; HERNANDES DÍAZ, José Maria (Coords.) La memoria y el deseo. Cultura de la escuela y educación deseada. Valencia: Tirant lo Blanch, 2002.

FILGUEIRAS, M. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação-comunicação da herança educativa. Pro-posições, Campinas v. 16, n.1, p. 87-102, jan./abr., 2005.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, SBHE, Campinas: Autores Associados, n. 1, jan/jun. 2001.

MARTÍNEZ, S. A. et al. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). Relatório de Extensão, PROEX-UENF, 2011.

MARTÍNEZ, S. A. Formando os profesores no interior: a criação da Escola Normal de Campos no processo de implantação do sistema de instrução pública e de profissionalização do magistério no Estado do Rio de Janeiro. Historia de la educación anuario, v. 10, p. 99-122, 2009.

MARTÍNEZ, S. A.; BOYNARD, Maria Amelia de A Pinto. O ensino secundário no Império e na Primeira República no Brasil: entre as ciencias e as humanidades. O caso do Liceu de Humanidades de Campos/RJ (1880-1930). História da Educação (UFPel), v. 14, p. 121-153, 2010.

MARTINEZ, Silvia Alicia; FAGUNDES, Pedro Ernesto. As memórias liceistas: o arquivo do Liceu de Humanidades de Campos (Rio de Janeiro). Cadernos de História da Educação, UFU, v. 9, p. 239-249, 2010. Impresso.

MARTÍNEZ, S. A.; FAGUNDES, Pedro Ernesto; DUTRA, Priscila Vidal. Imagens e memória da educação: o Liceu de Humanidades e a Escola Normal de Campos na Era Vargas. Argumento, Jundiaí, v. 10, p. 15-26, 2008.

MARTÍNEZ, S. A.; BOYNARD, Maria Amelia de A Pinto. Depois de semeador da terra, o semeador das almas. O Liceu de Humanidades na cidade de Campos: espaço, história e memórias. Revista Academia Campista de Letras, v. 6, p. 191-211, 2008.

MARTÍNEZ, S. A.; BOYNARD, Maria Amelia de Almeida Pinto; GANTOS, Marcelo Carlos. Arquitetura, Escola e Memória: o edifício do Liceu de Humanidades de Campos. Cadernos de História da Educação, UFU, v. 5, p. 161-174, 2006.

MARTÍNEZ, S. A.; LOPES, S. M. C. N. A emergência de escolas normais no Rio de Janeiro do século XIX: a Escola Normal do Município da Corte e a Escola Normal de Campos. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 27-39, 2007.

MOGARRO, M. J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação, n. 10, p. 75-99, jul./dez.

MORENO MARTÍNEZ, P. L. Patrimonio y educación. Introducción. Múrcia, Educatio Siglo, v.21, n. 28.2, p. 9-15, 2010.

VIÑAO, A. Espaços, usos e funções: a localização e disposição física da direção escolar na escola graduada. In: BENCOSTA, M. L. A. (Org.) História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

VIÑAO FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. A arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.

YANES CABRERA, C. The Pedagogical Museums and the Intangible Educational Heritage: didactic practices and possibilities of safeguarding. Journal of Research in Teacher Education, Umeå University, v.4, n. Special Issue on Historical Literacy.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

MARTÍNEZ, Silvia Alicia; VIANA, Jussara Scafira Mesquita; PINHO, Leandro Garcia; GAMA, Michele dos Santos da Silva; BALDES, Marcio Andrade Lyrio; MACHADO, Rafaela. Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ). Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 215–227, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120054. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120054.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a